Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

19 outubro 2005

TAMIFLU: ESPERANÇA AMEAÇADA

Uma nota científica a ser publicada na próxima edição da revista NATURE (20/10/2005) informa que o virus da gripe do frango, isolado de uma garota vietnamesa infectada, mostrou resistência ao Tamiflu, o único antiviral reconhecido pela OMS como eficiente contra a gripe do frango. A jovem foi medicada com uma dose normal do antiviral e desenvolveu uma linhagem do vírus altamente resistente ao Tamiflu.
A eficácia do Tamiflu é importante por que se espera que ele sirva como “linha de frente temporária” no combate ao virus até que seja desenvolvida uma vacina eficiente. O Tamiflu é tomado oralmente e impede a replicação do virus se tomado até 48 h após o aparecimento dos primeiros sintomas da gripe. Em conjunto com medidas drásticas de quarentena ele pode ajudar a diminuir sensivelmente a velocidade de disseminação do virus. O ganho de tempo representado pelo Tamiflu é importante por que é certo que não haverá tempo suficiente para desenvolver e produzir quantidades suficientes de vacinas antes do aparecimento em massa do virus em humanos.
Outro problema relacionado com o Tamiflu é que não existem quantidades suficientes do mesmo para proteger a todos, mesmo nos países que estão comprando grandes quantidades do remédio. Informações extra oficiais indicam que os EUA já dispõem entre 12 e 13 milhões de doses e pretendem chegar a 81 milhões de doses do Tamiflu nos próximos meses.
Os cientistas estão preocupados que a pouca quantidade do remédio poderá criar riscos para os pacientes que tomarem doses em quantidades menores do que as recomendadas. Isto poderá acelerar a emergência de linhagens resistentes do virus, jogando por terra os planos de conter a sua disseminação. No sudeste asiático ele já infectou mais de 160 pessoas e matou mais de 60 delas.

- Bird flu virus reported to resist Tamiflu
- Tamiflu May Not Be Reliable Bird Flu Protection, DHS Official Warns