Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

02 novembro 2005

CIENTISTAS ACREANOS ILUSTRES: DJALMA BATISTA


Talvez poucas pessoas saibam mas Djalma Batista, que hoje empresta o nome a uma fundação de pesquisa associada ao Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia-INPA em Manaus-AM, era acreano de Tarauacá. Seu nome completo era Djalma da Cunha Batista e nasceu no dia 20 de fevereiro de 1916. Filho de Gualter Marques Batista e D. Francisca Acioli da Cunha Batista, fez o curso primário no Grupo Escolar João Ribeiro e Colégio São José em Tarauacá, e o secundário em Manaus, no Colégio Dom Bosco. Formou-se em Medicina na Faculdade de Medicina da Bahia, em 1935. Voltou a Manaus em 1939, abrindo, no ano seguinte seu consultório de patologia clínica. Foi médico assistente da Santa Casa de Misericórdia, analista da Casa Dr. Fajardo, tisiólogo do Dispensário Cardoso Fontes, da Liga Amazonense contra a Tuberculose, médico da Escola Técnica de Manaus, capitão comissionado da Polícia Militar do Amazonas. Foi também diretor do Sanatório Adriano Jorge; do Departamento de Educação e Cultura do Amazonas, e do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA).
Djalma Batista foi o fundador do INPA e seu Diretor entre os anos de 1959 e 1968.
Além de sua carreira científica, Djalma também apreciava as letras. Foi eleito em 18 de janeiro de 1942 para a Academia Amazonense de Letras, cadeira 11, de José Veríssimo, vaga de Coriolano Durand, tendo sido empossado somente em 1948, sendo recebido na Academia pelo imortal André Araújo. Presidiu a Academia três vezes, a última no período de 1972 a 1973. Publicou os seguintes livros: "O Complexo da Amazôni", "Paludismo na Amazônia", "Codajás – Comunidade Amazônica", "Letras da Amazônia", "Da Habitabilidade da Amazônia".
Após a sua morte precoce aos 63 anos, em 9 de agosto de 1979, Djalma Batista foi homenageado com a colocação de seu nome em uma das principais avenidas da cidade de Manaus. No Acre, seu estado natal, foi homenageado em 1981 com a colocação de seu nome em um dos pavilhões científicios da Universidade Federal do Acre.

Links sugeridos:
Djalma Batista (home page)
Fundação Djalma Batista, INPA, Manaus-AM