Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

30 outubro 2005

Pausa para relaxar!

O QUE AS GALINHAS TÊM A VER COM A CARECA DOS HOMENS?

Parece que não muito não é mesmo? Mas têm tudo a ver.
Cientistas franceses e britânicos conseguiram desenvolver dentes em embriões de galinhas e isto poderá levar a grandes descobertas para a "solução" definitiva da calvície, este mal que causa "sérios" problemas em 75% dos homens com mais de 40 anos de idade. Se você é um desses, você sabe do que estou falando.
Vamos tentar explicar. As aves atuais são descendentes dos Archaeopteryx, que viveram na terra até 150 milhões de anos atrás. Os fósseis desses animais mostram que, embora possuissem o bico cheio de dentes cônicos, suas penas, asas, ossos e garras são todos similares aos pássaros modernos. Por alguma razão ainda desconhecida, os dentes das aves descendentes dos Archaeopteryx deixaram de existir cerca de 70–80 milhões de anos atrás. Apesar disso, se acreditava que o DNA responsável por eles deveria estar presente no conjunto de informações genéticas das aves modernas. Faltava provar.
A teoria aceita para explicar a falta de dentes nas aves modernas é que a parte interna do bico (tecido interno) perdeu a capacidade de originar dentes, mas a parte superficial (o epitélio) ainda retém a propriedade de sinalizar a indução para a formação deles. Para provar isso os cientistas transplantaram células de ratos - que produzem dentes - para os embriões de galinhas e conseguiram observar a formação de dentes rudimentares. O resultado indica que o epitélio oral das aves é capaz de induzir a formação de dentes em outros grupos de animais - que não as aves. Em outras palavras, foi provado que os pássaros ainda possuem a informação genética requerida para a iniciação do desenvolvimento de dentes. O que não possuem mais são as células capazes de responder a este estímulo.
O resultado do experimento sugere que os genes que causam o crescimento dos dentes e dos cabelos nos seres humanos, desativados depois de certo tempo, poderão ser ativados novamente no futuro.
Quando isto acontecer a auto confiança que a gente tem de não acreditar em algo e ainda por cima dizer, de forma irônica, frases "pré-fabricadas" para mostrar nossa certeza absoluta, vai ter que mudar. Frase do tipo "isso só vai acontecer no dia em que porcos voarem", vai ter que ser dita com cautela. Você duvida que um dia isso vai acontecer ou não?

Leitura sugerida:
Baldness hope as birds get teeth (CNN Science and Space)
Development of teeth in chick embryos after mouse neural crest transplantations (Proceedings of the National Academy of Sciences of the United States of America)