Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

29 outubro 2005

IMPRENSA RESPONSÁVEL: INDISPENSÁVEL EM FACE DA POSSÍVEL PANDEMIA DA GRIPE DO FRANGO

Ontem à noite (27/10) estava assistindo aos diversos noticiários da televisão quando minha mulher me alertou que os focos de febre aftosa no Paraná não se confirmaram. Fiquei feliz pelos produtores de leite e carne paranaenses porque sei que eles trabalham duro para sobreviver e, em sua imensa maioria, estão conscientes dos riscos financeiros envolvidos com o aparecimento de uma doença como essa. Eles, zelosos como são, se preocupam com o bolso. Infelizmente, mesmo antes da confirmação do foco de aftosa, a imagem que ficou foi a de milhares de litros de leite descartados, produtores desanimados, enfim, um “pânico engasgado” no meio agropecuário daquela região.
Foi interessante ver o desdobramento da notícia porque pela imprensa em geral, o que se tinha como “certeza” era que a febre aftosa estava espalhada Brasil afora. A não confirmação disso demonstrou que houve, literalmente, um grande “furo” por parte de toda a imprensa. Não sou jornalista, mas acho que diante de fatos como esse, muitos deles ficam “loucos” para dar a notícia "a qualquer preço". As empresas em que trabalham muitas vezes ficam em posição cômoda porque as notícias são assinadas e, como a gente sabe, na maioria das vezes, elas deixam claro que não se responsabilizam nem concordam com as opiniões das matérias assinadas. Se os jornalistas estão corretos, o retorno é a fama e o dinheiro, para eles e suas empresas. Afinal, eles também são zelosos e têm bolso para cuidar.
Quando a notícia não se confirma, o que acontece? Nada. Notas lacônicas de pé de página, fotocópias das notas oficiais das Assecom´s, o assunto morre no outro dia. Alguns tomam prejuízo – os produtores. Outros, as empresas jornalísticas, ganham apenas um pouquinho a mais porque o assunto não perdura por mais que algumas edições.
Entretanto, é importante ressaltar a grandiosa responsabilidade da imprensa em situações como essas, especialmente agora com a internet. Hoje as notícias se espalham num piscar de olhos. No caso da aftosa não existe risco de vida, apenas prejuízos financeiros. Entretanto, vale a pena fazer um exercício para tentar imaginar o que teria acontecido se o caso em questão envolvesse uma doença contagiosa e altamente mortal. O que vai acontecer se a pandemia da gripe do frango se concretizar?
Sabemos que durante as catástrofes a notícia “vende bem", entretanto, no caso dessa gripe, a imprensa vai ter que desempenhar um papel mais didático do que jornalístico. Por que causar pânico desnecessário e o caos generalizado? Os jornalistas, individualmente, vão ter que se controlar. Por mais tentador que seja divulgar mais um dos “furos”, vai ser necessário se podar, controlar, roer as unhas, se frustrar. Tem muita coisa em jogo. Eles vão precisar considerar que provavelmente milhares de vidas dependerão das mãos de quem escreve e da voz de quem lê as notícias.
Este modesto blog não é o pioneiro em discutir este assunto. Só o fiz porque encontrei no site da SciDev.NetHome o artigo abaixo e creio que o mesmo deve ser lido com atenção pelos colegas da imprensa. Ele trata da possível epidemia da gripe do frango e o papel que uma imprensa científica responsável deverá desempenhar para minimizar o impacto da doença.
(Leitura adicional recomendada: O poder da imprensa)

Información confiable sobre gripe aviar
SciDev.NetHome
David Dickson, 24 Octubre 2005


Conforme aumentan las perspectivas de una pandemia global de gripe, es importante que los gobiernos reconozcan que un periodismo científico responsable puede jugar un papel importante en limitar su impacto.
Sería difícil imaginar un mejor ejemplo de la necesidad de un periodismo científico responsable que la influenza aviar, o 'gripe aviar'. Funcionarios de salud de todo el mundo alertan que el virus H5N1 podría disparar una pandemia global de gripe humana que, muchos predicen ya, podría costar millones de vidas. Ya está quedando claro que comunicar con efectividad información precisa sobre la enfermedad será esencial para los esfuerzos por contenerla.
Por supuesto, los funcionarios de salud y veterinarios necesitan información sólida sobre la cual planear sus respuestas, mientras que los gobiernos necesitan una imagen precisa tanto de la naturaleza de la enfermedad como del modo en que se propaga, si es que han de tomar decisiones sensatas acerca del monto y la asignación de los recursos financieros y humanos necesarios para combatirla.
Pero es igual de importante que también el público esté bien informado. Hay varias razones prácticas para ello. Es importante, por ejemplo, saber que cocinar la comida apropiadamente parece destruir el virus, y que lavarse las manos antes de preparar los alimentos también ayuda a evitar la infección.
Existen también fuertes razones políticas para comunicar efectivamente información confiable, en particular si no se desea que los políticos se sientan presionados a sobrerreaccionar.
Las medidas de pánico rara vez constituyen buenas políticas públicas. Con frecuencia se toman cuando una amenaza se entiende mal, sea por quienes toman la decisión o por aquellos en cuyo nombre se hace. Pueden tener efectos desastrosos que van desde el uso excesivo e inapropiado de recursos escasos, hasta la falta de efectividad si se dirigen a los blancos incorrectos.
Responsabilidad política
La necesidad de información clara y sensata sobre la gripe aviar es obvia si tales reacciones han de evitarse. Está claro que los funcionarios de gobierno tienen una responsabilidad de asegurarse de que esto ocurra. Pero en una era de amplia desconfianza respecto de las instituciones públicas, esto ya no es suficiente. Es igual de importante, si es que no más, el papel de los periodistas y los medios.
(clique aqui para ler o restante do artigo)