PNEU USADO. QUAL É MESMO O NOME DA MARCA?
Quem possui automóveis aqui em Rio Branco e teve que comprar pneus nestes últimos meses deve ter se surpreendido com a "variedade" de marcas em oferta. Se eu não estou enganado, creio que vi ali pela via Chico Mendes uma faixa anunciando promoção de pneus "Kelly" a preço de banana. "Kelly"! Isso é nome para se usar como marca de pneu? Tá mais para nome de boneca! Parece abuso. E é! Acontece que as portas (na prática: os portos) do Brasil estão neste momento abertas à importação de pneus usados, especialmente da Europa. Com isso muitas indústrias de fundo de quintal - e seus proprietários ávidos por homenagear filhos, esposas e sogras - estão "fabricando" pneus e vendendo pelo Brasil afora. Muitos consumidores estão caindo nesta conversa e acham que estão "levando vantagem" porque o pneu usado "reformado" que estão comprando é R$ 20-30 mais barato do que aqueles "daquelas marcas" que estão no mercado desde que o automóvel foi inventado. É preciso ter cuidado.
Farra dos importados "usados" pode acabar em breve
Se tudo ocorrer como se espera, marcas de pneus com nomes "engraçados" vão ser apenas uma memória histórica. A Câmara Federal está debatendo nesta quarta-feira (16/10) o Projeto de Lei 6136/05, enviado pelo presidente Lula, que proíbe a importação de pneus usados, seja como bem de consumo ou como matéria-prima - por acreditar que o Brasil "necessita de instrumentos mais fortes de controle sobre a importação desse material. "Para o governo, a importação de pneus usados é problema de saúde ambiental", diz o secretário de Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, Victor Zular Zveibil.
Zveibil lembrou ainda a ameaça dos pneus usados para a disseminação da dengue pois nem todos os pneus que chegam podem ser reformados. Com isso, estes pneus acabarão sendo depositados em lixões e no meio ambiente em geral, como rios e córregos. O Brasil, completou o secretário, precisa exigir dos países desenvolvidos o cumprimento da Convenção da Basiléia, para que não seja transformado no lixão do terceiro mundo. O secretário referia-se à Convenção da Basiléia para o Controle dos Movimentos Transfronteiriços de Resíduos Perigosos e sua disposição, assinada em março de 1988 por 105 países e a Comunidade Européia na cidade suíça de Basiléia.
UE pressiona para Brasil continuar a comprar pneus usados
Victor Zular Zveibil diz ainda que o Brasil está sofrendo pressão da União Europeia para abrir seu mercado de importação de pneus usados. Atualmente, apenas o Uruguai vende pneus usados para o Brasil, depois que o País foi obrigado a aceitar a entrada desse material em conseqüência de decisão tomada em 2002 pelo Tribunal Arbitral do Mercosul. Enquanto o Uruguai envia ao Brasil 60 mil pneus usados por ano, a União Européia quer vender sete milhões. Zveibil afirmou que o potencial de importação brasileiro é de 90 milhões de pneus usados por ano.
Link de referência:
Secretário diz que UE pressiona para compra de pneu usado
Agência Câmara
Farra dos importados "usados" pode acabar em breve
Se tudo ocorrer como se espera, marcas de pneus com nomes "engraçados" vão ser apenas uma memória histórica. A Câmara Federal está debatendo nesta quarta-feira (16/10) o Projeto de Lei 6136/05, enviado pelo presidente Lula, que proíbe a importação de pneus usados, seja como bem de consumo ou como matéria-prima - por acreditar que o Brasil "necessita de instrumentos mais fortes de controle sobre a importação desse material. "Para o governo, a importação de pneus usados é problema de saúde ambiental", diz o secretário de Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, Victor Zular Zveibil.
Zveibil lembrou ainda a ameaça dos pneus usados para a disseminação da dengue pois nem todos os pneus que chegam podem ser reformados. Com isso, estes pneus acabarão sendo depositados em lixões e no meio ambiente em geral, como rios e córregos. O Brasil, completou o secretário, precisa exigir dos países desenvolvidos o cumprimento da Convenção da Basiléia, para que não seja transformado no lixão do terceiro mundo. O secretário referia-se à Convenção da Basiléia para o Controle dos Movimentos Transfronteiriços de Resíduos Perigosos e sua disposição, assinada em março de 1988 por 105 países e a Comunidade Européia na cidade suíça de Basiléia.
UE pressiona para Brasil continuar a comprar pneus usados
Victor Zular Zveibil diz ainda que o Brasil está sofrendo pressão da União Europeia para abrir seu mercado de importação de pneus usados. Atualmente, apenas o Uruguai vende pneus usados para o Brasil, depois que o País foi obrigado a aceitar a entrada desse material em conseqüência de decisão tomada em 2002 pelo Tribunal Arbitral do Mercosul. Enquanto o Uruguai envia ao Brasil 60 mil pneus usados por ano, a União Européia quer vender sete milhões. Zveibil afirmou que o potencial de importação brasileiro é de 90 milhões de pneus usados por ano.
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Secretário diz que UE pressiona para compra de pneu usado
Agência Câmara
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