Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

17 novembro 2005

QUEIMADAS NO ACRE - PRIMEIRAS ESTIMATIVAS

Queimadas de areas abertas: mais de 200.000 hectares!

Florestas nativas queimadas: mais de 80.000 hectares!

Wilfrid Schroder analisou varias imagens do CBERS e calculou em cerca de 200.000 ha de queimadas de áreas abertas (QAA). Nas imagens abaixo, que inclui 16 de setembro ao redor de Xapuri, ele digitou 80.000 ha de florestas de copa afetada pelas queimadas (QFA). Ambas estimativas são sub-estimativas porque a segunda onda de queimadas aconteceu depois de 16 de setembro. Neste caso, a definição operacional do QFA é que o contraste entre floresta normal e floresta com copa afetada fica evidente em imagens de satelite.

- Banda 4 (infravermelha proxima): a diferenca é mais marcante com uma reducao de reflectancia, indicando uma falta de clorofila.

- As bandas 2 e 3: mostram um aumenta da reflectancia de florestas de copa afetada em comparacao com florestais normais.

A evolução das queimadas perto de Xapuri e Epitaciolândia pode ser vista na sequência de imagens CBERS abaixo: 26 de julho > 21 de agosto > 16 de setembro > 12 de outubro.

No momento temos as seguintes estimativas da primeira aproximação no leste do Acre:
- Queimadas de areas abertas (QAA): >200.000 ha
- Florestas com copa afetada (QFC): >> 80.000 ha.

Se olharmos a imagen de setembro (usado por Wilfrid) e compararmos com a imagem de outubro (não medida por Wilfrid), a gente tem uma idéia de quanto estes números são subestimativas, especialmente para as áreas de florestas.

*Mensagem passada pelo Dr. Foster Brown aos membros do GTP-Queimadas no dia 13/11. Os dados foram obtidos durante reunião do projeto LBA em São Paulo.

IMAGEM 12 OUTUBRO





















IMAGEM 16 SETEMBRO






















IMAGEM 21 AGOSTO





















IMAGEM 26 JULHO