Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

15 janeiro 2006

TROCA DE MENSAGENS SOBRE UM DESASTRE ANUNCIADO

De: Foster Brown-UFAC PZ
Para: Alejandro Fonseca-UFAC DCN
Data: Sat, 14 Jan 2006
Assunto: Falta de chuvas

Oi Alejandro,

Quase todos os dias de janeiro estou andando de bicicleta ao PZ. Para fazer isto, nao deve estar chuvendo. Dei uma olhada nos dados de estacao meterologica (CPTEC.inpe.br) e vi so 2 eventos de 30 mm para um total de 60 mm. Como a estacao esta registrando temperaturas 0 graus C, sei que poderia ter um problema de leitura, mas é consistente com o meu uso de bicicleta.

Vi a interpretacao do CPTEC, mostrando que a anomalia continua no Oceano Atlantico. Estou pensando que vimos este filme antes - 1 ano atras. Voce sabe bem mais do que outros as implicacoes. Qual é a sua opiniao?

Estamos com suspeitos que o valor do INPE para florestas afetadas pelas queimadas - 280.000 ha - seja um sub-estimativa. Mais sobre isto quando tenho mais confianca.

Abracos,
Foster

--------------------------------------------------------------
De: Alejandro Fonseca-UFAC DCN
Para: Foster Brown-UFAC PZ
Data: Sat, 14 Jan 2006
Assunto: Falta de chuvas

Oi Foster,

Ja escrevi um artigo para o jornal que deve sair terça feira que vem. Efetivamente na metade de janeiro temos entre 10 e 15 % das chuvas do mês. Tanto em Riuo Branco como em Cruzeiro do Sul. Fiz um artigo antes dizendo que nao haberia enchentes em janeiro. O atual artigo aponta que a seca de 2006 pode ser mais severa que a de 2005 e mostra o comportamento do acumulado de chuvas atualmente.

Abraços,
Alejandro

--------------------------------------------------------------
De: Alejandro Fonseca-UFAC DCN
Para: Foster Brown-UFAC PZ
Data: Sat, 14 Jan 2006
Assunto: Falta de chuvas

Oi Foster,

Com as chuvas de hoje o acumulado subiu para aproximadamente 20 % do que corresponde ao mês de janeiro, quando ja estamos na metade do mês.

Abraços,
Alejandro

--------------------------------------------------------------
De: Foster Brown-UFAC PZ
Para: Alejandro Fonseca-UFAC DCN
Data: Sat, 15 Jan 2006
Assunto: Falta de chuvas

Oi Alejandro,

Obrigado pelas informacoes. Se os dados da chuva nao foram suficientes para gerar preocupacao + o Oceano Atlantico bem quente, estamos analisando a area de florestas queimadas e cada dia ficou mais triste.

O Yosio Shimabukuro do INPE fez uma analise usando 3 imagens de MODIS e gerou os seguintes valores: 280.000 ha de florestas 'queimadas' e 370.000 ha de areas abertas com cinzas (pastos queimadas, etc.) no Acre. Estou checando os dados dele e acho que o valor de floresta com copa afetada (queimada) é um subestimativa (alguns dias antes, pensava que era um superestimativa). Por exemplo, Yosio estimou cerca de 15.000 ha para florestas afetadas em Acrelandia. Fiz digitalizacao e cheguei a 25.000 ha e sei que ísto é um subestimativa. Anexei algumas imagens do Yosio com vermelho para floresta afetada e amarela para area desflorestada. Creio que as areas amareladas cobrem florestas fragmentadas que queimaram.

Tambem o MODIS nao detectou grandes areas afetadas na floresta entre Rio Branco e Xapuri. Anexei alguns mapas. Por favor, nao distribui ate temos mais checagem.

Estou fazendo cc para Evandro que esta ajudando na organizacao de uma reuniao no fim deste mes (pode ser adiado).
Estou preocupado que estamos caminhando para um outro desastre.

Abracos,
Foster

--------------------------------------------------------------
NOTA DO BLOG:

Aos leitores informo que todos os dados disponibilizados até o presente indicam que 2006 vai ser um ano "infernal" no tocante a queimadas e fumaça. E tudo ocorrendo em plena época de eleições. Já imaginou a propaganda política explorando o fato das pessoas terem que usar máscaras para sair de casa? Que tal ter que ir votar usando máscaras? Quero ver em que tudo isso vai dar!

O IMAC, a UFAC, o INPA, a EMBRAPA, a SEATER e outros órgãos governamentais e não governamentais estão empenhados, desde o final do ano passado, em organizar um importante seminário que vai discutir o que aconteceu em 2005 e o que se pode fazer para minorar os efeitos do que vai acontecer em 2006. Neste seminário vão ser traçados as linhas principais para enfrentar o desastre que vem pela frente. Entre outras coisas, vão ser formadas e capacitadas brigadas de agricultores para combater os incêndios. Se tudo correr como planejado, o combate ao fogo não vai depender unicamente dos bombeiros...

Outro assunto sério que está sendo tratado com cuidado é o "boato" de que centenas de produtores - aproveitando-se que o fogo do ano passado "limpou" (brocou) mais de 200 mil hectares do subbosque de florestas nativas - plantaram sementes de capim no subbosque destas florestas. Se comenta que estes produtores planejam "queimar acidentalmente" estas áreas de florestas para formar pasto. Tudo sem precisar de autorização do IMAC e IBAMA para a derrubada de florestas. Se isso acontecer, em um ano, o destruição de florestas no Acre vai quadruplicar sem que IBAMA e IMAC possam identificar as respectivas áreas derrubadas e multar os responsáveis. Tudo vai ser culpa dos "incêndios acidentais".

O mais irônico é que parece que alguns dos produtores que hoje estão em busca de anistia ou extensão para o pagamento de empréstimos possuem áreas com florestas afetadas pelo fogo. Durante as discussões que estão sendo travadas para serem levadas ao seminário está tomando corpo a necessidade do IBAMA e IMAC fiscalizarem, em conjunto com o pessoal dos Bancos, quem plantou e quem não plantou capim. Os que plantaram vão ser eliminados de qualquer benefício fiscal ou creditício e deverão ser "marcados" de perto durante o período das queimadas.

Nesta semana serão realizadas várias reuniões para dar andamento aos preparativos do seminário.

3 Comments:

Blogger Evandro Ferreira said...

Retorne sempre Manoel Carlos! Obrigado pelo reconhecimento.
Saudações cordiais,
Evandro Ferreira

16/01/2006, 14:55  
Anonymous Anônimo said...

Oi, Evandro
Como posso contatá-lo?
abs,
Cristina Amorim, repórter do Estadão

31/01/2006, 12:05  
Blogger Evandro Ferreira said...

Cristina,
Voce pode me contactar pelo e-mail:
evandroferreira@yahoo.com ou evandroferreira@hotmail.com

Evandro

31/01/2006, 12:31  

Postar um comentário

<< Home