Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

06 janeiro 2006

IMAGENS DE EXPEDIÇÃO CIENTÍFICA 1

(*) Clique nas imagens para ampliar

Sem tempo para escrever algo original, resolvi publicar algumas imagens de uma expedição científica à Estação Ecológica do Rio Acre, que fica quase nas cabeceiras do rio Acre. Fomos para lá em Agosto de 2005. Fui para fazer o levantamento da vegetação. Junto estavam especialistas em pássaros, mamíferos, cobras e sapos, insetos, os parataxonomistas...deu para trabalhar, se divertir, aprender e conhecer um pouco mais da fantástica biodiversidade acreana...

Nunca vi tantos animais selvagens. Macaco preto, ao vivo e em cores, vi pela primeira vez na ESEC. Como são atrevidos e destemidos!!! Chegam a poucos metros da gente, balançando galhos e fazendo cara feia para nos "espantar". Agora dá para entender por que ele é o primeiro a "desaparecer" dos lugares habitados pelo bicho homem...Nambú galinha foi outro animal que não se importou muito com a nossa presença...Jabuti? Paramos de contar quando chegamos no 35°. Até marcamos alguns deles (vejam fotos abaixo).

Edilson, nosso parataxonomista, feliz em frente ao acampamento "de luxo". Ao fundo o "girau" da cozinha:














Em nome da ciência...empalhando os passarinhos:











Em nome da ciência...prensando plantas e fotografando os sapos (que para posar para as fotos, precisam "tomar" uns tragos de álcool"):














Edilson "batizando" um dos 35 jabutis que encontramos durante o trabalho de campo...na outra foto, estou segurando o último deles (nota: todos eles devem estar por lá, na vida mansa da floresta)














A volta para a sede da ESEC: o caminho pelo leito seco do igarapé não estava mais seco: choveu no último dia. Numa parada para descansar, encontramos o buraco do mapinguari...


















Mais imagens na parte 2 deste post...em breve.