Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

03 janeiro 2006

HEPATITE C: NOVO TESTE DE DETECÇÃO USA A SALIVA NO LUGAR DO SANGUE

A Hepatite C é um dos mais graves problemas de saúde no Acre. Informações extra-oficiais indicam que aproximadamente 40% da população do Estado está infectada pelo virus. A maioria nem sabe disso por que ainda é assintomática.

Geralmente os testes para a detecção da doença só são feitos quando o paciente descobre ou desconfia que é portador da doença. Dessa forma, a doença tem se propagado de forma quase livre e muitos portadores de Hepatie C são - em razão de seu comportamento e ambiente onde vivem - potenciais candidatos à infecção pelos virus causadores da Hepatite B e A. O resultado disso tudo recai sobre o sistema de saúde pública local, que não dispõe de recursos financeiros para bancar o caro tratamento destes dois últimos tipos de Hepatite. Quem vive aqui no Acre sabe dessa realidade e já teve ou tem amigo ou parente enfrentando risco de vida em função da doença.

Felizmente a ciência tem dado a sua contribuição com medicamentos mais eficientes e acessíveis. O mais recente avanço nas pesquisas sobre a doença diz respeito ao desenvolvimento de um teste mais simples e rápido para a detecção da Hepatite C.

Cientistas israelenses desenvolveram um teste de detecção do vírus da Hepatite C que usa a saliva no lugar no sangue e que poderá ser usada em larga escala em países do terceiro mundo. A Hepatite C é uma doença infecto-contagiosa muito comum em paises em desenvolvimento, mas o atual método de detecção da infecção usando amostras de sangue é quase sempre indisponível na maioria dos países mais afetados.

O teste atualmente usado para a detecção do vírus usa amostras de sangue. Na verdade o “serum”, a parte líquida do sangue onde as células do sangue estão em suspensão. O teste detecta a presença de anticorpos produzidos pelo paciente infectado como resposta ao vírus. Infelizmente estes tipos de testes são custosos, complexos e dependem de uma gama grande de equipamentos e pessoal treinado.

A pesquisa desenvolvida por Arieh Yaari, da Soroka University Medical Center, em Israel, mostrou que a saliva pode ser usada no lugar do serum para detectar o vírus. O estudo foi conduzido em 37 pacientes de hemodiálise, pessoas sem função renal cujo sangue tem que passar por uma máquina para ser filtrado visando a eliminação de resíduos tóxicos. Estes pacientes possuem um alto índice de contaminação por Hepatite C e seu sistema imunológico é parecido com o daquelas pessoas doentes nos países em desenvolvimento.

Yaari e colegas conseguiram 100% de sucesso na detecção da Hepatite C na saliva dos pacientes que apresentavam o sintoma da doença. Este resultado é comparável aos resultados obtidos usando-se o método convencional de detecção do vírus. Nos pacientes que possuíam o vírus mas que ainda não haviam desenvolvido os sintomas, o teste da saliva conseguiu detectar o vírus em 94% dos casos, enquanto que o método usando o sangue detectou apenas 63% das infecções.

A equipe do pesquisador Yaari disse que é mais barato obter amostras de saliva e que o uso desta nova técnica de detecção do vírus da Hepatite C talvez venha a ser economicamente e clinicamente importante em paises em desenvolvimento. Eles admitem que precisam expandir o número de pacientes testados, tendo em vista que 37 pacientes é um número muito baixo.

O estudo foi publicado na edição on line do dia 19 de dezembro do Journal of Virological Methods.

Link para o resumo do artigo: “Detection of HCV salivary antibodies by a simple and rapid test”, Journal of Virological Methods, Available online 19 December 2005