Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

31 março 2006

BELEZA ACREANA (OCULTA)

ESPÉCIE ORNAMENTAL QUE SE ACREDITAVA NATIVA APENAS DO PERU É ENCONTRADA NO ACRE!









Quem caminha em algumas florestas acreanas já viu as imagens acima. Esta erva rasteira que cobre o chão da floresta pertencente à família botânica Acanthaceae e é cientificamente classificada como Fittonia verschaffeltii. Ela foi encontrada nas florestas nativas acreanas ao longo do rio Macauã, um afluente do rio Iaco que fica localizado na região central do Estado.

Quando a econtramos, estávamos realizando excursão botânica em conjunto com Harri Lorenzi, do Instituto Plantarum, autor do mais completo livro sobre plantas ornamentais brasileiras. Encontrar esta planta no Acre foi algo inesperado para Lorenzi porque, segundo a literatura, a mesma era citada como nativa do Peru. Ele ficou tão empolgado com o achado que resolveu registra o mesmo em fotos para publicação em uma futura nova edição de seu livro sobre plantas ornamentais (visite o site da Editora Plantarum).

Perfeccionista como ele, a foto demandou muito trabalho. Limpar as folhas secas, destacar as inflorescências, usar os companheiros de viagem para fazer sombra...

Lorenzi me comentou que esta espécie já é cultivada no Brasil e em outros lugares do mundo. Segundo ele, a maioria do material usado na propagação da espécie foi importado do Peru. Em São Paulo uma bandeja pequena com 12 mudas é vendida a R$ 4,00. Aqui no Acre seria possível colher o material (ramos rasteiros) diretamente da floresta e cultivá-los para a produção de mudas em larga escala.

É mais um exemplo de uma planta nativa inexplorada. Aliás, creio que muita gente já a cultiva em seus jardins no Acre. Mas nem tem idéia de que a planta é nativa do nosso Estado. Aos interessados na pesquisa botânica e no cultivo de plantas ornamentais, fica o convite para se juntar à equipe do Herbário da Universidade Federal do Acre para, quem sabe, iniciar a identificação, coleta e propagação das dezenas de ervas e arbustos com potencial ornamental que podem ser encontrados em nossas florestas.

Os interessados podem entrar em contato pelo email: evandroferreira@yahoo.com