Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

15 abril 2006

BAMBU NATIVO DO ACRE

A ESPÉCIE GIGANTE DO ACRE



Na última EXPOACRE o SEBRAE construiu a estrutura de seu local de exibição com bambu nativo do Acre. A espécie usada foi a gigante, cientificamente conhecida como Guadua superba. Esta espécie, que ocorre em vários lugares do Brasil, também pode ser encontrada no Acre ao longo do rio Purus. Recentemente foi encontrada por uma equipe do PZ-UFAC e do INPA ao longo do rio Muru, em Tarauacá. Ela é uma das espécies com maior potencial econômico entre as espécies de bambus nativas do Acre.



A outra espécie mais comum, conhecida popularmente como "taboca" (Guadua weberbaueri), pode ser usada para a confecção de papel. Isto já foi testado na década de 70 por um pesquisador do INPA, que levou grande quantidade de amostras da nossa taboca e produziu nos laboratórios daquele instituto de pesquisa papel tipo "manilha". É um papel rústico, que antigamente era muito usado para embalar pão e tecido.



As imagens apresentadas neste post foram retiradas do site EBIO BAMBU, que coordenou, em conjunto como o SEBRAE-AC, o levantamento dos locais de ocorrência da espécie e mobilizou a comunidade do Purus para o fornecimento das amostras usadas na construção do pavilhão de exposição do SEBRAE na EXPOACRE.

Clique aqui para acessar o site do EBIO-BAMBU e ler os detalhes do projeto que resultou nesta "descoberta" (para os acreanos urbanos) do potencial de uma espécie nativa pouco conhecida e divulgada.