Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

05 abril 2006

EXISTE ESPINHO MAIOR? [2]

A foto ao lado não dá idéia do tamanho dos espinhos desta espécie de palmeira nativa do Acre, popularmente conhecida como "Murmuru" e cientificamente batizada de Astrocaryum ulei Burret. Em todos estes anos de andanças pelas matas do Acre nunca tinha visto espinhos tão grandes. Entre as palmeiras nativas da amazônia creio que não existem outras espécies com "armadura" tão avantajada. Alguem poderia citar ou sugerir outra espécie de planta com espinhos tão grandes?

Vejam abaixo o tamanho dos espinhos. Alguns mediam cerca de 50 cm de comprimento. Como se diz por aqui no Acre: "varam qualquer mão".

As fotos foram tiradas em uma floresta secundária ou, como os acreanos costumam chamar, "capoeira". Se alguem quiser visitar esta palmeira verdadeiramente armada, procure o senhor Enedino, morador da margem esquerda do Rio Iaco. Leva-se cerca de 4 horas para chegar lá, subindo o rio Iaco apartir da cidade de Sena Madureira.







----------------------------------------
Comentários
----------------------------------------
Alceu Ranzi disse:

Evandro: A megafauna desapareceu mas as evidências de sua existência ainda estão presentes nas defesas desenvolvidas por muitas espécies botânicas.

----------------------------------------
Evandro disse:

Alceu: Então a megafauna se alimentava, com toda a certeza, de frutos da palmeira conhecida popularmente como "Cocão" (Attalea tessmannii). Veja abaixo o tamanho dos frutos dessa palmeira. Que representantes da fauna atual se alimentam deles? Um cacho de frutos completo pode pesar mais de 100 kg!

Para que uma espécie teria frutos tão grandes e pesados nos dias atuais? Isso dificulta a dispersão e a predação das sementes, protegidas por uma grossa camada de endocarpo lenhoso. Isto talvez explique a distribuição restrita do Cocão, que só ocorre no Acre e no Departamento de Ucayali. No Acre ela só pode ser encontrada em alguns lugares no rio Envira, no alto Tarauacá-Muru e em populações isoladas ao longo do Juruá.

Veja abaixo uma comparação da diferença de tamanho entre os frutos do Cocão (Attalea tessmannii) x Uricuru (Attalea phalerata). O "uricuri" é conhecido como coquinho, aricuri e é vendido nas feiras de Rio Branco por R$ 1,00 a sacolinha.
















Mais gritante ainda é a diferença de tamanho entre os frutos do Cocão e os do Murmuru (Astrocaryum ulei).












Parece que a única palmeira com frutos de tamanho que rivaliza com o Cocão é o Jaci (Attalea butyracea)













Correção ortográfica: durante todo o dia um erro grave ficou visível no texto - dise (com um "s"). Peço desculpas pelo erro.

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Evandro: A megafauna desapareceu mas as evidências de sua existência ainda estão presentes nas defesas desenvolvidas por muitas espécies botânicas.

05/04/2006, 11:34  

Postar um comentário

<< Home