Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

13 abril 2006

EXPEDIÇÃO AOS RIOS IACO E MACAUÃ (2)

A "CUIEIRA" E O PAULISTA

Em nossa excursão aos rios Iaco e Macauã o pesquisador Júlio Lombardi, da Unesp-Rio Claro, ficou impressionado com o tamanho dos frutos da cuieira que encontramos no quintal da casa do Sr. Bitela, morador da margem do rio Iaco.

Talvez alguns leitores não saibam, mas é da casca lenhosa dos frutos desta árvore que se faz a cuia na qual se bebe o tacacá, bebida típica daqui do norte. Aliás, é uma tradição beber tacacá na cuia. Mesmo não acrescentando nada ao sabor desta iguaria regional, tomar tacacá sem a cuia fica meio sem graça. Alguem já tomou tacacá em copo ou em um prato?

A "cuieira" é uma árvore de pequeno porte pertencente à família botânica Bignoniaceae. Seu nome científico é Crescentia cujete L. e é nativa do norte, nordeste e centro-oeste do Brasil. Botanicamente a cuieira é "aparentada" com outra árvore muito conhecida dos Acreanos e dos brasileiros: o ipê.




Vocês já sentiram o cheiro exalado pelo fruto da cuieira depois de aberto? Eu senti quando Harri Lorenzi resolveu coletar algumas sementes da planta. Ele quebrou um dos frutos e deu para notar que a polpa é carnosa e contém muitas sementes pequenas, literalmente perdidas no meio de um "mar" de polpa. Considerando o cheiro que senti, deu para entender porque a casca é tão dura, lenhosa e impermeável: o fruto cheira muito mal, dá vontade de vomitar...Que animal iria ter a curiosidade de tentar quebrar um fruto tão mal cheiroso se tivesse a oportunidade de sentir seu cheiro antecipadamente?

A natureza é sábia.

- Expedição aos rios Iaco e Macauã (1)

4 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Oi!
Em primeiro lugar., parabéns pelo blog! e obrigada pelo link!
Estou passando por aqui para pedir um help. Na verdade não pra mim, mas para toda a sociedade, em nome do sofrimento dos animais.
Neste momento, focas estão morrendo a pauladas no Canadá por pura diversão. Na Austrália, uma maneira divertida aos australianos de comemorar a páscoa é matando coelhos. Se vc quiser saber mais sobre as matanças, tem infos a respeito no meu site.
Esse tipo de absurdo infelizmente não tem a devida divulgação na grande imprensa. E nós, pequenos bloggers e mídia especializada, podemos agir e atingir um número maior de pessoas. Objetivo: informação e conscientização.
Vamos passar a bola pra frente, conversar com as pessoas, acreditar na corrente do bem e transmitir mensagens de respeito aos animais. Vamos ensinar isso às crianças, aos jovens, donos das futuras gerações. A nossa não aprendeu isso ainda, mas se há futuro ainda há esperança. E dias melhores dependem de nossas ações.
Save the planet!
Karina Miotto

13/04/2006, 08:02  
Anonymous Anônimo said...

Talvez a cuieira seja mais um fruto/semente dispersado pela megafauna. Um boa candidata a dispersora poderia ser a preguiça gigante, com suas garras poderosas e dentes enormes!

13/04/2006, 08:59  
Anonymous Anônimo said...

Existem dois tipos a que tem o formato redondo e a outra tem formato comprido. Eu plantei a semente que nasceu e já esta bem crescida e a outra eu plantei, vinda de um galho que vingou e cresceu.

27/10/2007, 13:50  
Blogger Unknown said...

No condomínio onde moro tem um pé de cuité, mas algumas pessoas daqui quebram os frutos só para destruir. Estou querendo colher um para plantar num terreno que tenho, mas gostria de colher da forma correta, para poder aproveitar as sementes e a cuia. Alguém tem alguma orientação?

27/02/2008, 13:38  

Postar um comentário

<< Home