Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

25 janeiro 2007

NOTAS PARAIBANAS (1)

Já faz algumas semanas que estou, com toda a família, em João Pessoa, Paraiba. Viemos em férias e também para receber as chaves de um apartamento que adquirimos alguns anos atrás. Agora tudo já está nos seus devidos lugares: mesa, cadeiras, panelas, etc. Estamos desfrutando o investimento. Nesse período tive a oportunidade de conhecer um pouco mais profundamente a cidade, sua gente e, principalmente, o jeito de ser e agir do povo daqui. Para mim foi uma surpresa. Vou contar em uma segunda nota. Talvez amanhã.

Nosso apartamento fica em um belo bairro da região praiana da cidade. Chama-se Tambaú e do apartamento a gente tem uma linda vista do mar, incluindo a Ponta do Seixas, o ponto mais oriental do Brasil.

A combinação de praias relativamente limpas, mar calmo e a tranquilidade de João Pessoa são impares aqui pelo Nordeste. Claro que o litoral Baiano e o do Rio Grande do Norte são muito mais interessantes, mas em ambos os lugares e nos outros (Fortaleza e Recife), a beleza do mar e das praias tem um preço: violência e altos preços. Além disso, se você tiver acompanhado com alguem do sexo feminino, cuidado ao andar pelas cidades citadas acimas. É que o turismo sexual de Europeus e Americanos é tão descarado que eles estão literalmente saindo fora do controle...Não recomendo, por exemplo, Ponta Negra, em Natal. É uma lástima. A Tailândia agora é no Nordeste do Brasil. Graças ao Tsunami de alguns anos atrás.

Isto ainda não acontece em João Pessoa e pelo que pude observar do jeito de agir dos Paraibanos, vai demorar a chegar por estas bandas. Assim, se você pensa em adquirir imóvel no Nordeste, esqueça Natal, Recife e Fortaleza. Venha para João Pessoa. Ainda dá para encontrar pechinchas por aqui.

Uma amiga que visitou a gente aqui me disse que comprou um apartamento em um desses prédios de 2-3 andares ai em Rio Branco, sem elevador, sem vista para a praia e o mar, ali pelas bandas da Fundação Hospitalar. Ela pagou mais de R$ 150.000,00 pelo imóvel como forma de investimento! E disse que tem gente por aí torrando mais de R$ 200 mil em apartamentos nos lançamentos da Albuquerque Engenharia...Se for para morar até que dá para entender. Se for para investir, está jogando dinheiro fora. Aliás, está enchendo o bolso do dono da construtora de dinheiro. Por aqui, com essa grana, dá para comprar um apartamento de 2-3 quartos, provavelmente com vista para o mar. Mais importante: ganhar uns trocados alugando o ímóvel e ainda passar férias sem pagar hotel...