Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

28 fevereiro 2007

CASSAÇÃO DO MANDATO DE TIÃO VIANA

Uma pesquisa rápida no site do TRE-AC e no site do TSE indica que não existe processo pedindo a cassação do Senador Tião Viana, do PT-AC. No TRE-AC são listados 2 processos referentes à última eleição. Um deles relacionado ao registro de candidatura do Senador eleito em 2006 (RCand Nº 519), que foi concluído sem maiores problemas mediante a simples apresentação de documentação que faltava para regularizar o registro. O outro processo se refere à prestação de contas ( PC Nº 705) dos gastos realizados durante a eleição de 2006. Este também foi concluído e arquivado. No TSE nenhum dos processos existentes (e arquivados) se referem às últimas eleições.

Se for procedente a não desincompatibilização do suplente Anibal Diniz, não é difícil acreditar que a oposição tenha deixado "passar" uma barrigada dessas. Eles eram tão incompetentes que a candidatura do Airton Rocha foi cassada porque os advogados deixaram vencer o prazo para substituir um dos suplentes da chapa cujo registro havia sido indeferido pelo TSE. Lembro que postei, com alguma antecedência, o perigo de cassação da candidatura de Airton Rocha. A imprensa local (Notícias da Hora), reproduziu o meu post. Mesmo assim ele foi cassado por absoluta falta de interesse da coligação do referido candidato.

Se fatos novos foram descobertos agora, é bom que Chagas Freitas (PFL-AC) fique atento e peça, de imediato, providencias por parte da justiça eleitoral. É bom que faça o mais breve possível para que o sonho de uma possível investidura não vire um pesadelo. Todos sabem sobre a "agilidade" do nosso sistema legal, com infindáveis e inomináveis prazos e recursos criados para protelar a decisão dos juízes. Um eventual desfecho de uma cassação de Tião Viana só ocorreria na "véspera" do final de seu mandato, coisa de 6-7 anos. Sempre foi assim em casos similares. Lembram do "acorrentado" Chicão Brígido? E olha que o Ronievon não tava com a bola toda...

Dá para imaginar que teatro Chagas Freitas eventualmente teria que praticar para desbancar o poderoso e bem enturmado Tião Viana?