Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

17 março 2007

RELATÓRIO DA USP: INEFICÁCIA DO ESTADO ALIMENTA IMPUNIDADE E INSEGURANÇA

SITUAÇÃO EM RIO BRANCO APENAS CONFIRMA CONCLUSÕES DO RELATÓRIO

O repórter José Carlos Mattedi (Agência Brasil) informa que a Universidade de São Paulo (USP) lança amanhã (16) o 3º Relatório Nacional sobre Direitos Humanos no Brasil. A conclusão do relatório é de que a ineficácia do Estado diante do aumento da violência gera ainda mais violação de direitos humanos, impunidade e aumenta o sentimento de insegurança e revolta da população.

Situação vivida em Rio Branco reflete as conclusões do Relatório

A ineficência da Secretaria de Segurança do Acre em controlar a onda crescente de assaltos e assassinatos, amplamente noticiada pela imprensa local, tem gerado mais violência. Os bandidos estão ficando cada dia mais afoitos, assaltando e matando à luz do dia, em praça pública. Eles sabem e têm, pelo menos por agora, a certeza da impunidade. É claro que nem tudo depende do Governo. A justiça tem que fazer o seu papel. Não liberem bandidos para assaltar e matar de dia, e dormir na cadeia à noite! Assim não tem polícia que dê jeito!

Os moradores de Rio Branco, por enquanto, só têm demonstrado sentimento de insegurança. Como que dando a dica para os governantes: "façam alguma coisa!" A próxima etapa será a revolta. Violência gera violência. Não posso crer que em breve vamos voltar a ver diariamente a "desova" de cadáveres de bandidos em terrenos baldios da cidade. Lugar de bandido é na cadeia! Vai ser um retrocesso para a sociedade, especialmente depois que o famoso "esquadrão da morte", que dominava a polícia local, foi desarticulado. A falta de uma reação enérgica por parte dos governantes pode dar lugar ao estabelecimento de grupos similares. Fora ou dentro da polícia.

Façam alguma coisa! E logo! Eu detestaria ver o Calixto e os minguados membros da oposição mobilizando a população e realizando passeatas para que o governo tome providências.