Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

29 julho 2007

ACRE: FRIAGEM VISTA DO ESPAÇO

Esta semana que passou tivemos, provavelmente, a última friagem do ano. Você nunca teve curiosidade para saber como acontece este fenômeno vendo as imagens de satélite? Pois é, aquela mania que a gente tem de dizer que "esta friagem vai durar dois, três dias" pode ser auxiliada se a gente acompanha o deslocamento da massa polar Antártica que sobe o continente serpenteando a face oriental dos Andes até se dissipar sobre o Acre. Vejam na sequência abaixo uma série de imagens do satélite meteorológico MODIS (AERONET_Rio_Branco Subsets) o que acontece na região de Rio Branco durante uma friagem. Sugiro uma visita ao site MODIS para explorar as imagens disponíveis na página dos subsets. Dois subsets são interessantes para quem tem interesse em friagens no Acre. o "FAS_Bolivia Subsets" que mostra toda a Bolívia e dá uma idéia mais clara da chegada da frente fria, e o "AERONET_Rio_Branco Subsets", que mostra a região central e leste do Acre.

A evolução da friagem sobre o leste do Acre


Segunda-feira, 23 de julho: nuvens dispersas















Terça-feira, 24 de julho: nuvens dispersas e nenhuma indicação da chegada da massa de ar frio.













Quarta-feira, 25 de julho: vejam no canto direito em baixo a massa de ar (em branco) se aproximando. Nesse ponto, o encontro da "vanguarda" da massa de ar frio com o ar quente que predomina em nossa região geralmente causa chuva ou o sereno. Agora dá para desconfiar da friagem. O vento fica frio também.









Quinta-feira, 26 de julho: tempo encoberto, frio atingiu seu pico durante a noite














Sexta-feira, 27 de julho: tempo encoberto, frio persistente, mas vai passar, pelo que se observa na imagem, a noite. A possibilidade do dia seguinte (sábado) amanhecer com tempo aberto e temperatura mais elevada é grande.











Sábado, 28 de julho: tempo parcialmente encoberto. Friagem já passou. Veja o post sobre a evolução da friagem sobre a Bolívia abaixo para entender a presença destas nuvens sobre a região.











Domingo, 29 de julho: céu de brigadeiro