INVESTIGAÇÃO SOBRE O ACIDENTE COM O AVIÃO DA TAM
Pouca vergonha é pouco
Em qualquer país sério, quando cai um avião são chamados os investigadores aeronáuticos. Em país sério, eles são técnicos altamente treinados que acessam os dados, fazem as análises dos mesmos e, por fim, emitem o parecer sobre o acontecido. Tudo sem pressão de ninguem. Nem de imprensa, nem de deputado, nem de ninguem. É que investigação de acidente não é "circo", é coisa séria. Nada de precipitação, especulação, desepero por "furos de reportagem".
No Brasil é diferente. Caiu um avião??? Chamem os membros da CPI Aérea da Câmara Federal. Como todo mundo sabe, os deputados são investigadores profissionais com anos de experiência no assunto. Entendem todos os termos técnicos contidos nos dados das caixas-pretas...Se a caixa preta tiver que ser aberta nos EUA, tem que mandar os Deputados para lá pois eles precisam estar presentes na abertura. Imaginem se iriam perder oportunidade mais solene...
Ah, ia esquecendo. Tem que chamar também o reporter favorito dos deputados para que ele possa ter acesso em "primeira mão" às novidades mórbidas do acidente. Como só acontece no Brasil, a resolução de investigações de acidentes deste tipo se resolve com manchetes em primeira página de jornais e revistas.
Portanto "povinho", só resta aguardar o desenrolar da cobertura jornalística para, em poucas semanas, ver tudo "devidamente" esclarecido. País de de terceiro mundo é assim.
Aliás, para não deixar passar. O Senador pelo Paraná, Álvaro Dias, quer que o relatório das caixas pretas, com diálogo e tudo, seja obrigatoriamente publicado no Diário Oficial da União. Ele vai propor lei neste sentido. Como se relatório final de investigação aérea fosse segredo de Estado.
Na net existem sites comerciais, inclusive em portugues, que organizam e disponibilizam os dados, inclusive relatórios na íntegra de diversos acidentes. Em alguns casos são incluidos as vozes originais dos pilotos nos últimos segundos.
Se o Senador é tão curioso, visite a página de voice recorder de AirDisaster.com. Lá ele pode ouvir o último grito de desespero do capitão do avião da Vasp 168, que bateu em uma montanha no Ceará. Clique aqui para ouvir se você também se interessa por esse tipo de coisa. Aliás, mandem para o Senador a gravação mais dramática de todas, sobre a queda do Japan Airlines 123.
Em qualquer país sério, quando cai um avião são chamados os investigadores aeronáuticos. Em país sério, eles são técnicos altamente treinados que acessam os dados, fazem as análises dos mesmos e, por fim, emitem o parecer sobre o acontecido. Tudo sem pressão de ninguem. Nem de imprensa, nem de deputado, nem de ninguem. É que investigação de acidente não é "circo", é coisa séria. Nada de precipitação, especulação, desepero por "furos de reportagem".
No Brasil é diferente. Caiu um avião??? Chamem os membros da CPI Aérea da Câmara Federal. Como todo mundo sabe, os deputados são investigadores profissionais com anos de experiência no assunto. Entendem todos os termos técnicos contidos nos dados das caixas-pretas...Se a caixa preta tiver que ser aberta nos EUA, tem que mandar os Deputados para lá pois eles precisam estar presentes na abertura. Imaginem se iriam perder oportunidade mais solene...
Ah, ia esquecendo. Tem que chamar também o reporter favorito dos deputados para que ele possa ter acesso em "primeira mão" às novidades mórbidas do acidente. Como só acontece no Brasil, a resolução de investigações de acidentes deste tipo se resolve com manchetes em primeira página de jornais e revistas.
Portanto "povinho", só resta aguardar o desenrolar da cobertura jornalística para, em poucas semanas, ver tudo "devidamente" esclarecido. País de de terceiro mundo é assim.
Aliás, para não deixar passar. O Senador pelo Paraná, Álvaro Dias, quer que o relatório das caixas pretas, com diálogo e tudo, seja obrigatoriamente publicado no Diário Oficial da União. Ele vai propor lei neste sentido. Como se relatório final de investigação aérea fosse segredo de Estado.
Na net existem sites comerciais, inclusive em portugues, que organizam e disponibilizam os dados, inclusive relatórios na íntegra de diversos acidentes. Em alguns casos são incluidos as vozes originais dos pilotos nos últimos segundos.
Se o Senador é tão curioso, visite a página de voice recorder de AirDisaster.com. Lá ele pode ouvir o último grito de desespero do capitão do avião da Vasp 168, que bateu em uma montanha no Ceará. Clique aqui para ouvir se você também se interessa por esse tipo de coisa. Aliás, mandem para o Senador a gravação mais dramática de todas, sobre a queda do Japan Airlines 123.
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home