Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

26 setembro 2007

FUMAÇA DE QUEIMADAS NA AMAZÔNIA

Fumaça não tem cor, bandeira, ideologia ou preferência de local. Ela segue a direção do vento. Muito embora algumas pessoas no Acre não acreditem que fumaça dos países e Estados vizinhos possam cruzar a fronteira para chegar ao Acre, um dos nossos grandes cientistas, Foster Brown, acredita. Ele acha que de exportador, passamos, nesta semana, a importador de fumaça. Leiam abaixo a mensagem que ele enviou.

Colegas,
Estou numa reunião em Salvador, Brasil, sobre Interações Biosfera-atmosfera na Amazonia (LBA). Parece que tenha uma interaçao desta acontecendo na Regiao MAP.

Em anexo se encontram imagens MODIS de ontem que mostra o humo/fumaça sendo transportado via os ventos da friagem.

Dado o grande numero de focos de calor na Bolivia, é possivel que incendios estao fora do controle ou um maciço programa de desmatamento esta' acontecendo. Os satelites passam pela manha (Terra) e pela tarde (Aqua).

Preciso lembrar que na maior parte do tempo, exportamos a fumaça do Acre para a Bolivia. Agora estamos importando deles.

As concentraçoes de fumaça parecem muito altas.

Abraços,

Foster

1 Comments:

Blogger Ferraz said...

Caramba, por essa imagem ai, a Bolívia ta tomada de queimadas, até em Rondônia da pra ve que praticamente acabou os focos de calor...

O Acre consegue ser mais subdesenvolvido, até mesmo do que a Bolívia, o país mais pobre do continente...hehehe

26/09/2007, 19:19  

Postar um comentário

<< Home