Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

24 outubro 2007

ALZHEIMER

Escolaridade está associada a aparecimento do Alzheimer, diz estudo

Os sintomas do mal de Alzheimer demoram a aparecer em pessoas que tiveram maior escolaridade, na comparação com aquelas que passaram menos anos na escola. Mas, quando aparecem, os sinais são mais acelerados nas pessoas de maior instrução, segundo um estudo do Colégio de Medicina Albert Einstein (Estados Unidos).

O mal de Alzheimer é uma doença neurológica que afeta geralmente as pessoas de mais de 65 anos. Os pacientes começam progressivamente a perder a memória, sofrem de demência e finalmente morrem.

"As pessoas com maior educação experimentam um atraso na perda de memória característica da demência, especialmente nos casos do mal de Alzheimer", disse Charles Hall, um especialista em bioestatística que dirigiu o estudo, publicado nesta terça-feira (23) na revista "Neurology".

No entanto, quando começa, o problema avança rapidamente e chega a um ponto em que se iguala à situação de pessoas com menos escolaridade, acrescentou. Segundo o estudo, alguém com 16 anos de escola poderia experimentar uma queda da memória 50% mais rapidamente que alguém que teve quatro anos de educação.

Folha Online