Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

27 outubro 2007

INCLUSÃO DIGITAL NO BRASIL

Pesquisa do IBGE indica que mais da metade dos municípios brasileiros têm planos ou políticas de inclusão digital com a criação de telecentros e a promoção do acesso à internet. A inclusão é maior nas regiões Sul (59,4%), Sudeste (57,9%) e Centro-Oeste (52,6%) e menor no Nordeste (48,4%) e Norte (35,6%)

Irene Lôbo
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Pela primeira vez, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) analisou a existência de políticas de inclusão digital nos municípios. Segundo a Pesquisa de Informações Básicas Municipais de 2006 (Munic 2006), mais da metade dos municípios (52,9%) informou terem planos ou políticas de inclusão digital com a criação de telecentros e a promoção do acesso à internet.

A proporção das cidades que investem na inclusão digital, no entanto, são diferentes entre as regiões. Sul (59,4%), Sudeste (57,9%) e Centro-Oeste (52,6%) registraram números superiores aos do Nordeste (48,4%) e do Norte (35,6%).

Estatística e demográfa da Universidade de Brasília (UnB), Ana Maria Nogales acredita que a inclusão digital é um fator positivo, mas tem que ser promovida ao mesmo tempo em que o processo educativo. “Acredito que a inclusão digital deve se dar dentro da escola, com acesso à internet em bibliotecas e ligada a atividades de cultura e de lazer”, afirma.