Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

25 outubro 2007

LEITE PARMALAT

Anvisa ordena interdição cautelar dos produtos que foram fraudados com uso de soda cáustica e água oxigenada. Alguns lotes do Leite longa vida "Parmalat", reprovados em exames laboratoriais, serão recolhidos do mercado. Marca é a única, entre três interditadas, vendida em Rio Branco

Brás Henrique, do Estadão

RIBEIRÃO PRETO - A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publica nesta sexta-feira, 26, no Diário Oficial da União (DOU), a relação dos lotes e das unidades industriais de três marcas de leite longa vida integral (UHT) que serão recolhidos do mercado em todo o País. A representante da Gerência de Inspeção e Controle de Risco de Alimentos da Anvisa, Laura Brant, disse que essa é uma interdição cautelar dos produtos que foram fraudados com uso de soda cáustica e água oxigenada, encontrados durante a investigação da Promotoria de Minas Gerais e da Polícia Federal.

Os produtos que serão retirados do mercado - marcas Centenário (de Uberaba), Calu (de Uberlândia) e Parmalat - são os reprovados em exames laboratoriais solicitados pelo Ministério Público mineiro e pela PF. "A publicação trará com precisão as marcas, lotes e em qual unidade foram produzidos, dos produtos que foram constatados como fraudados", informou a funcionária da Anvisa.

Laura Brant não citou abertamente os nomes das três marcas, porém disse que os lotes e unidades fabris, de vários locais, são de três marcas que têm laudos fornecidos pela PF. Tanto a PF quando o MP de Minas informaram que os laudos das empresas citadas acima apresentaram fraude no leite integral. Mais de 1 milhão de litros de leite integral foram interditados durante a Operação Ouro Branco, na segunda-feira, 22, na sede da Cooperativa Regional dos Produtores de Leite do Vale do Rio Grande Ltda. (Copervale), em Uberaba. A Copervale produz o leite com a marca Centenário e ainda fornecia leite para a Calu e a Parmalat.