Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

18 outubro 2007

MULTA PARA DONO DE CARRO SEM HABILITAÇÃO

Embora estranha, medida pretende punir motoristas "espertos" que estão registrando veículos em nome de pessoas sem habilitação, livrando-se da perda de pontos que pode levar à suspensão ou perda da carteira

A Comissão de Viação e Transportes aprovou ontem o Projeto de Lei 1076/07, do deputado Pepe Vargas (PT-RS), que prevê o lançamento de multa contra o proprietário de veículo sem carteira de habilitação se este não informar, em 15 dias, os dados do infrator. Atualmente, os motoristas sem habilitação arcam apenas com o valor da multa. Por essa razão, para fugir da pontuação que pode levar à perda da carteira, motoristas têm registrado veículos em nome de pessoas que não têm carteira de motorista.

A comissão seguiu o voto do relator, deputado Devanir Ribeiro (PT-SP), que alterou apenas a forma de cálculo da multa. Pelo projeto original, a multa seria equivalente à arbitrada para a infração, multiplicada pelo número de infrações idênticas cometidas nos últimos dois meses. Essa regra passaria a valer até mesmo para os veículos de pessoas jurídicas, que hoje são punidas com base no número de infrações idênticas cometidas nos últimos 12 meses.

Pelo texto sugerido por Ribeiro e aprovado na comissão, empresas e pessoas físicas sem habilitação estarão sujeitas a multa, calculada sobre o valor da multa referente à infração, multiplicada pelo número de reincidências na mesma infração nos últimos doze meses. Ou seja: se a multa for de R$ 127, o proprietário terá que pagar esse valor [pela infração cometida] multiplicado pelo número de vezes em que a mesma infração tiver sido cometida nos últimos 12 meses. Se forem três vezes, além da multa normal, ele arcará com uma segunda multa de R$ 381.

Agência Câmara