Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

23 janeiro 2008

BANDIDAGEM NO RIO DE JANEIRO: TÁ TUDO DOMINADO!

Ainda sobre o saque de um caminhão de bebidas da AMBEV por parte de policiais cariocas, o repórter Jorge Antonio Barros escreve o seguinte em seu blog no site O GLOBO ONLINE:

O flagrante é o seguinte: duas radiopatrulhas do 3o Batalhão da PM (Méier) estão estacionadas com as malas abertas perto do caminhão da Ambev, que foi saqueado por moradores e contou com a participação e a cumplicidade dos PMs. Um dos PMs é fotografado levando um engradado de bebidas para o carro da polícia, num gesto tão banal quanto criminoso, no caso do agente da lei (foto ao lado).

Os PMs flagrados poderão responder por furto ou receptação, já que o caminhão teria sido roubado por dois homens numa moto, conforme relato feito à Delegacia de Roubos e Furtos de Carga, pelo motorista do veículo. O caso ocorreu na sexta-feira passada. Leia a matéria no Globo Online.

O interessante é que os funcionários da transportadora também terão que se explicar com a Ambev, pois aparecem na foto numa atitude de colaboração total não só com os policiais como com as pessoas que participavam do saque. Os moradores se dirigem ao acesso do Morro do Amor, levando engradados e embalagens plásticas com seis pets (foto abaixo).

Mesmo que a farta distribuição de bebidas tivesse autorização do fabricante, os policiais militares, fardados e em carros oficiais, não deveriam botar a mão numa só lata de cerveja, nem que estivesse geladíssima e o sol a pino. Esse comportamento não combina com uma polícia que tem a responsabilidade cada vez maior de enfrentar um crime organizado e violento, sobretudo nas favelas.

Mas o pior de tudo pode ser a suspeita de que policiais do 3o BPM estejam sendo cúmplices da ação de assaltantes de carga. Segundo dados da Delegacia de Roubos e Furtos de Cargas, o bairro do Lins - onde os PMs foram flagrados - é a segunda área da cidade em número de roubos de carga, depois do Jacaré. Tudo dentro da circunscrição do 3o Batalhão da PM, que é responsável justamente pela região da cidade onde houve a maior quantidade de reclamações de internautas sobre assaltos e falta de policiamento, de acordo com a série dos mapas de crime, deste blog.

A matéria sai justamente no dia em que vem à tona outra história mais horripilante: um soldado e um sargento da PM do Rio estão sendo investigados por conspirar para matar um major da mesma corporação, que trabalha na fiscalização de vans, feita pelo Detro.

O combate ao crime parece tão difícil quanto o controle de policiais que desviaram seus pés da senda da lei.


E O POVO FICA INDIGNADO COM RAZÃO

- Gente, parece coisa de filme americano. Na América os policiais são COPS, aqui são RÔBOCOPS...! (leitor indignado escreve no blog de Jorge Antonio Barros)

Vejam abaixo alguns comentários de leitores de O Globo sobre o fato:

Claudio senio, 23/01/2008 - 15h 09: Amigos não tem muita diferencia
entre policia e ladrão? não são todos é claro temos policias honestos de boa formação,mas podemos ver que a banda podre da PM existe,todos nós sabemos disso. me poupe " que safado porco roubá caixa de cerveja" esse é o cenario do dia dia da nossa instituição que é paga com nosso dinheiro para nos proteger ao contrario é pior que o proprio ladrão?
o Brasil tem que ter um presidente como o ministro Joaguim Barbosa do suplemo "STF"

CarmemdeBizet, 23/01/2008 - 15h 09m: Que nojo!

Zé da Vara, 23/01/2008 - 15h 07: Já presenciei uma cena mais grotesca do que essa. Estava eu na Pizzaria Guanabara do Leblon, quando me pára uma viatura da PM na porta do estabelecimento, os 2 policiais acomodam calmamente no banco traseiro um barril de chopp, depois dessa, nada mais me surpreende. Como diz minha vozinha esse país não é sério !!!


Fred Merc, 23/01/2008 - 15h 04: Não é a continuação de Tropa de Elite?

Betochato, 23/01/2008 - 15h 03: Ô povo reclamão!!! Quando os PM´s pedem uma "cervejinha", todo mundo reclama! Quando eles não pedem e pegam , o pessoal também reclama!!!

Cosmeric, 23/01/2008 - 15h 02: Pois é ; antigamente era " deixa a cervejinha aí ". Hoje , só engradados ( de grade mesmo )!

Fulanodetal, 23/01/2008 - 15h 02: A novidade foi só o fato de ter havido registro fotográfico do saque. Mas a prática é antiga e comum aqui no RJ: carros recuperados pela polícia são antes depenados - pneus, rádio, extintor No caso de caminhões roubados eles depenam a carga, não é?

Lauro viana de oliveira, 23/01/2008 - 15h 01: Recentemente apareceu nos jornais, Desembargadores, Promotores e Advogados envolvidos em vendas de processos, conclui-se que o nosso problema é a lei do Gérson.

Wagner Ribeiro de Sá, 23/01/2008 - 15h 00: Isso para mim não é novidade, os Pm´s roubaram o som e o estepe do meu carro, que foi roubado e bandonado, um morador da rua viu tudo. E depois me pediram R$ 200,00 reais para recuperar o carro.

Grampow, 23/01/2008 - 14h 59: Enquanto eles continuarem a receber salarios baixos, a corrupção vai continuar generalizada.