Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

25 abril 2008

AGORA ESTAMOS IGUAL A COBIJA, BOLÍVIA

Novo fuso horário acreano foi sancionado sem vetos pelo Presidente Lula

Evandro Ferreira
Blog Ambiente Acreano
Atualizado às 04:52

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou hoje (24/04), sem vetos, o projeto de lei que altera o fuso horário do Acre e parte do Amazonas, que têm duas horas de atraso em relação ao Distrito Federal, e que agora passarão a ter uma hora de diferença. Foi modificado também o fuso horário do oeste do Pará, que agora será igual ao da capital federal. A lei entra em vigor em 60 dias.

No âmbito internacional, o estado do Acre passa agora a ter o mesmo fuso horário da Bolívia, que originalmente era a dona das terras onde o Estado está localizado. Com isso, Brasiléia e Epitaciolândia passam a ter o mesmo fuso horário de Cobija, Bolívia.

O anúncio da medida foi feito 'ao vivo' pelo Senador Acreano, Tião Viana (PT-AC), autor do projeto, direto de Brasília, durante o telejornal noturno da TV Acre, a afiliada da TV Globo no Acre.

Como no passado, mudança não teve o aval da população

Foi interessante ouvir o Senador afirmar, durante a entrevista, que seu projeto 'corrige' um autoritarismo histórico, que foi o fato da população não ter sido ouvida quando do estabelecimento do fuso horário do Acre em 1913.

A sanção de ontem no projeto do Senador em nada muda o panorama pois a alteração do fuso horário patrocinada pelo Senador também foi feita sem que nenhum acreano tivesse o direito de opinar contra ou favoravelmente.

Uma diferença, entretanto, salta aos olhos no processo de aprovação do projeto que criou o sistema de fusos horários no Brasil em 1913 e o do Senador, que o modificou 95 anos depois.

Enquanto o primeiro foi aprovado diante de uma necessidade verdadeira de organizar a situação caótica em que o país vivia pela falta de um sistema de fuso horário, tendo sido votado e sancionado sem maiores pressões políticas ou populares, a aprovação do projeto do Senador Tião Viana foi manchada pela forte suspeita de barganha política movida pelo forte lobby das principais empresas de comunicação do país, que fazem campanha ostensiva contra a entrada em vigor da Portaria 1.220/2008.

A principal razão das suspeitas foi a forma como ele tramitou e foi aprovado no Senado depois de ficar por quase um ano tramitando na Câmara. No dia posterior à entrada em vigor da Portaria 1.220/2008, em 09/04, o projeto foi remetido da Câmara para o Senado, onde, de forma surpreendente, tramitou em todas as instâncias, foi levado para o plenário, entrou em pauta, foi lido e aprovado. Tudo em apenas um dia! Poucas vezes se viu tal rapidez na aprovação de um projeto no Senado!

Além disso, antes mesmo da mudança do fuso horário acreano, a retransmissora local da Rede Globo, a TV Acre, já havia alinhado toda a sua programação de forma similar a exibida pelas retransmissoras da Globo nas cidades de Manaus, Porto Velho e Cuiabá, que estavam 1 hora à frente do Acre. Com a aprovação efetiva da mudança do fuso horário do Acre, que passa a ser igual ao daquelas cidades, a emissora não precisará fazer qualquer alteração em sua grade de programação, passando, inclusive, a transmitir o Jornal Nacional ao vivo no horário em que vinha apresentando em vídeo tape, as 19:15h.

Senador arquivou projeto de plebiscito para decidir a mudança

Originalmente, o Senador Tião Viana tinha proposto um plebiscito para que a população decidisse se era a favor ou contra a mudança. Entretanto, de forma silenciosa, ele mesmo requereu o arquivamento do projeto que previa a realização do plebiscito sem dar maiores satisfações aos eleitores acreanos.

A não realização do plebiscito e a mudança 'por decreto' do fuso horário acreano, que repetem o erro histórico de não consultar a população, deixam a nítida impressão que a aprovação do projeto passou a ser quase uma questão pessoal para o Senador, marcando de forma negativa a sua reputação de um democrata que sempre procurou ouvir os eleitores que o elegeram.

Embora ele tenha afirmado até o fim que o projeto atendia a um anseio da maioria da população, isso nunca foi comprovado por qualquer consulta pública, e na prática, os maiores beneficiários do projeto do Senador serão as empresas do setor comercial, os bancos e, principalmente, as empresas de comunicação, responsáveis pela aprovação 'relâmpago' do projeto no Senado.

Tião Viana é tido como um dos mais fortes candidatos ao Governo do Acre nas próximas eleições de 2010, mas a mudança autoritária do fuso horário acreano poderá causar problemas para a sua pretensão pois, mal assessorado que foi na matéria, não tem a menor idéia da parcela de eleitores que ficou insatisfeita com a mudança do fuso horário.

Se houvesse oposição no Acre e ela soubesse capitalizar para sí o tema, seguramente muitos eleitores pensariam duas vezes antes de decidir se Tião é mesmo a melhor escolha para conduzir de forma democrática os destinos do Acre.

NOTA DO BLOG: Eu sempre desconfiei que o Acre tinha tudo a ver com a Bolívia. Vejam as cores das bandeiras. São idênticas, exceto por diferenças sutis no tom mais forte ou fraco das cores. Confesso que nunca tinha observado esse detalhe. Agora, com fusos horários iguais, só falta o Presidente Lula assinar o termo de doação, devolvendo nosso Estado a quem de direito.

2 Comments:

Blogger Unknown said...

Falar em autoritarismo, quando da fixação do fuso horário, em 1913, é um exagero sem limites. Naquele ano, as cidades acreanas eram pequenas vilas, assentamentos com populações diminutas. Era uma época, lembrando um dito do Acre mesmo, as pessoas deitavam "com as galinhas, para levantar com o primeiro canto do galo". Era exatamente isso: a maioria das pessoas dormiam logo após o anoitecer paraaocrdar com os primeiros sinais de claridade. Nada mais natural para cidades onde depois do anoitecer, sair para as ruas exigia o uso de uma poronga. Ou seja, o fuso adotado, pura e simplesmente, se ajustava ao comportamento social.

Para completar, talvez coubesse uma pergunta: quantos relógios existiam no Acre em 1913?

24/04/2008, 23:15  
Blogger lindomarpadilha.blogspot said...

Caro Evandro,

Estamos todos preocupados com as posições do nobre senador acreano. Primeiro a defesa da privatização da Amazônia por meio da conseção de florestas públicas cuja justificativa era acabar co a grilagem e evitar novos assassinatos como o da irmã Doroty. Relatório de violência aponta para o crescimento dos crimes por causa da posse da terra.

Depois defesa intransigente da prospecção e exploração de petróleo e gás natural no acre, além das usinas de cana de açúcar para produzir o etanol. Na ocasião eu até sugerí a criação da "PETROACRE", parece que agora já dá para criá-la. A 'conjuntura' está favorável e é sempre bom contar com o apoio da Rede Globo, não é mesmo?

Por fim o nosso confuso horário. E quando vier o horário de verão? será que já há algum projeto pronto para ser votado em regime de urgência urgentíssima no Senado?

A preocupação ainda aumenta mais quando lembro de várias vezes em que o nobre senador teceu rasgados elogios ao falecido, que também fora um nobre senador, ACM. Sim aquele mesmo chamado carinhosamente de Toninho Malvadeza. Aquele mesmo que 'controlava democraticamente' o painel de votações.

Mesmo assim, tenha um bom trabalho.

Lindomar Padilha

25/04/2008, 08:49  

Postar um comentário

<< Home