Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

24 abril 2008

SE VOCÊ NÃO FIZER NADA...

O leitor chamado Ferraz fez o seguinte comentário ao post "Carta para a Ministra Dilma Roussef":

"Mandar essa foto pra ministra ela vai rir de vcs... 4:48 (5:48 com adiantando do fuso)... vou falar mais uma vez aqui... 5:48 em Brasília é noite... em São Paulo, Porto Alegre, Curitiba, Florianópolis, Goiânia, nesses lugares tudo é noite... só no Acre que nao pode ser noite... se depender de vcs o sol tinha que nascer 3 horas da madrugada no Acre"

Minha resposta:

Prezado Ferraz,

O que você fala é apenas parcialmente verdade pois estes lugares que você menciona (São Paulo, Porto Alegre, Curitiba, Florianópolis, Goiânia) ficam todos em latitudes bem mais altas (entre 16° e 30°), ou seja, mais distantes do Equador. Por essa razão, por lá, no verão os dias são mais longos e no inverno as noites mais longas.

No Acre, que fica entre as latitudes aproximadas de 7° (Assis Brasil) e 10° (Cruzeiro do Sul) do Equador, a duração do dia no inverno e verão é quase insignificante. Foi por essa razão que o Acre e a maioria dos Estados do Nordeste do país, acima da Bahia, deixaram, já faz alguns anos, de adotar o horário de verão. Não fazia sentido algum.

Esclarecido este ponto, gostaria de lhe perguntar se você já se convenceu de que a mudança do fuso horário do Acre foi feita para atender os interesses das empresas de comunicação. Já deu para perceber?

Elas se viram com um problemão para atender a famigerada Portaria 1.220/2007 em função dos diferentes fusos do país e para elas, quanto menos fusos diferenciados, melhor. E elas ainda não desistiram. Você viu a propaganda que a ABERT tem divulgado contra a classificação indicativa? Procure ver.

O fato das empresas estarem insatisfeitas, indica que elas não desistiram de derrubar a Portaria ou, na impossibilidade disso, vão tentar fazer o país adotar o fuso horário único. O grande teste vai ser a partir de outubro próximo, quando entra em vigor o horário de verão.

Aí é que vai dar para ver que a mudança do fuso horário do Acre foi apenas o tira-gosto.

A partir desse período, o país voltará a conviver com 3 fusos horários distintos. O horário de Brasília. O horário da parte do Nordeste que não adota o horário de verão e fica -1 hora, e o norte do país, incluindo o Acre, que ficará -2 horas em relação a Brasília.

E agora? O que você acha que as empresas de comunicação vão fazer? Vão gastar mais alguns milhões de dólares, como fez a Globo, para se adequar a essa salada de fusos horários diferenciados? Eu duvido.

Precisamos ir um pouco a frente, tentar ser visionários e esperar sempre o pior destas empresas que praticamente controlam o país. Ou você já esqueceu da eleição do Collor pela Rede Globo?

Nós temos que tomar o que aconteceu com o fuso horário do Acre como lição pois corremos um risco real de pagar um alto preço por termos sido tão passivos diante da mudança.

Eu sou da opinião de que serão as empresas que decidirão se o país vai ou não adotar o horário de verão. É quase certo que ele vai ser adotado no Sul e Sudeste, que são econômica e politicamente muito influentes. Com isso, é certo que elas vão impor o horário de verão para o resto do país, incluindo o Acre.

Você já parou para pensar no que vai acontecer com o Acre se for obrigado a adotar o horário de verão?

Vamos fazer um pequeno exercício.

O horário habitual que o povo acreano vai ter que acordar, com o novo fuso, vai ser o equivalente a 5 horas da manhã (6 horas no novo fuso), vc. concorda? Nesta hora o dia vai estar amanhecendo.

Com o horário de verão, vamos ter que adiantar o relógio mais uma vez. Assim, o que era 6 horas da manhã, vai virar 7 horas. Comparada com a situação atual (pré-mudança de fuso), um eventual horário de verão (pós-mudança de nosso fuso), vai equivaler a adiantar nosso relógio atual em 2 horas. Ou seja, no lugar passar a acordar as 5 horas, vamos ter que acordar as 4 horas da manhã.

Você e outros devem estar achando que estou perdendo tempo fazendo esse exercício. Mas dou um conselho, sem ser solicitado. Espere tudo das empresas de comunicação.

E, como bem disse o nobre Deputado Moisés Diniz, elas não estão nem ai para o Acre e seu fuso horário. Não importa se os Acreanos, com uma eventual imposição do horário de verão, passem a acordar às 4 horas da manhã. Para elas o que importa é a economia que poderão ter eliminando a maior quantidade de fusos horários possíveis.

Para finalizar, digo que não resistir à mudança por decreto do nosso fuso horário e deixar para lá a mudança feita a pedido das empresas de comunicação, equivale a deixar se concretizar, o que diz o belo poema abaixo:











No caminho com Maiakóvski


"[...]

Na primeira noite eles se aproximam
e roubam uma flor
do nosso jardim.
E não dizemos nada.

Na segunda noite, já não se escondem;
pisam as flores,
matam nosso cão,
e não dizemos nada.

Até que um dia,
o mais frágil deles
entra sozinho em nossa casa,
rouba-nos a luz, e,
conhecendo nosso medo,
arranca-nos a voz da garganta.
E já não podemos dizer nada.


[...]"

2 Comments:

Anonymous Anônimo said...

também em capitais com latitudes baixas, como, Belém, Palmas e Macapá, o sol nasce depois das 6hs...e Porto Velho, que está a menos de 4° a leste de Rio Branco, lá o sol nasce depois das 6hs na maior parte do ano...

Evandro, essa votação urgente pode até sido pra atender interesses das empresas de comunicação. Entretanto, esse projeto do senador vem bem antes dessa portaria de classificação indicativa. E também ja me convenci que essa mudança vai ser boa para o Acre em todos os aspectos...

Obrigar o resto do país adotar horário de verão nao tem mínima chance. O que pode é acontecer o contrário, acabar com horário de verão em todo país, pq ja ficou provado que a economia de energia no sul é mínima e no sudeste e centro-oeste nao acontece economia nenhuma.

24/04/2008, 15:59  
Blogger Unknown said...

Só vejo argumentações sem fundamentação e sem dados para sua posição contrária à mudança de fuso. Foi falado da questão da latitude, só que isso não ajuda em nada a sua argumentação contra o novo fuso, tanto que nem vc soube argumentar. Vc argumentou sobre a adoção do horário de verão, aí sim a questão da latitude faz sentido, como c mesmo cita. Mesmo nas cidades do sul, no verão, quando os dias são mais longos o dia não amanhece tão cedo quanto aqui. Sei disso porque já morei vários anos no PR.
O horário de verão não será adotado em todo o país, essa é apenas uma especulação sua. Não tente confundir as pessoas com especulações, não tente misturar as coisas, não tente aumentar dados com o intuito de convencer.
Se uma parcela da população acreana acorda cedo, realmente eles serão prejudicados. No entanto, muitos outros serão beneficiados ao final da tarde ao voltar pra casa. Além disso não haverá aumento do consumo de energia, e sim uma diminuição,pois, se pela manhã uma parcela da população usará energia por já estar acordada, à noite TODOS estarão acordados e só passarão a utilizar energia (luz) 1 hora depois. Isso é matemática simples, espero que tenha entendido.
Não quero entrar no mérito da questão da Tv Globo, até porque também vejo o interesse da mesma na mudança. No entanto não gosto de atribuir tudo o que acontece no país à Globo. Acho que o Brasil é maior que isso. Mas acredito que o melhor foco nesse caso seria: o que é melhor pro Acre sem considerar a questão televisiva.

A propóstio, em relação ao horário de verão nos estados do sul, sudeste e centro-oeste: A economia é mínima quando comparada às medias de outros meses onde o horário de verão não se aplica. No entanto, se o horário de verão não fosse adotado e fosse possível comparar com as médias nos mesmos meses de adoção a redução seria bem maior. Ou seja, não aproveitaríamos essa hora extra de luz natural e gastaríamos mais com a luz artificial. Portanto se fôssemos comparar dessa forma aí sim teríamos um melhor parâmetro de comparação. Dessa forma a adoção do horário de verão como é feita atualmente é plenamente justificável e deve se manter assim.

27/04/2008, 00:10  

Postar um comentário

<< Home