Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

29 maio 2008

AUMENTO DO NÚMERO DE VEREADORES=DIMINUIÇÃO DE SALÁRIO. É CLARO QUE ELES SÃO CONTRA.

“Com essa totalidade que estão comentando, eu acredito que não precisava. Hoje, nós temos 14 vereadores, já trabalhamos com 18 e eu acredito que os 14 vereadores têm representatividade no município. Eu acho que não é necessário o aumento de vereadores”.

Declaração do presidente da Câmara de Rio Branco, vereador Pedrinho Oliveira (PMN), que acredita que o município não precisaria da representatividade de 21 ou de 23 vereadores (A Tribuna, 29/05/2008).

E porque os vereadores, de uma maneira geral, são contra a proposta? Porque rapidamente encontram justificativas para barrar a proposta de expandir a quantidade de vereadores nas nossas câmaras?

Porque o legislador que propês a PEC foi inteligentíssimo. Aumentou o número de vagas e diminuiu o percentual legal que as prefeituras são obrigadas a repassar para as Câmaras Municipais. Com isso, mais vereadores significa diminuição no salário dos parlamentares mirins.

E o irônico é que um ano atrás todos eles eram favoráveis ao aumento da bancada de vereadores. As razões? A representatividade dos vereadores não era adequada.

É um casuísmo atrás do outro. Acho até que a PEC foi camarada com eles. Deveria proibir a reeleição de vereadores para acabar de vez com essa idéia equivocada que nossos políticos têm de que mandato legislativo é uma espécie de profissão.