Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

28 maio 2008

A 'NOVA' FRENTE PARLAMENTAR DE APOIO AOS MILITARES

Antônio Paulo
Da equipe de A CRÍTICA

BRASÍLIA (SUCURSAL) - Deputados de diversos partidos e de quase todos os Estados brasileiros lançaram ontem a Frente Parlamentar de apoio às Forças Armadas na Amazônia. Com a presença do alto comando do Exército, da Marinha e da Aeronáutica, a direção da frente e os militares negaram que o grupo parlamentar tenha o objetivo de marcar posição contra o Governo Federal - favorável à demarcação contínua da reserva Raposa Serra do Sol, em Roraima - e seja uma espécie de desagravo às reprimendas feitas pelo presidente da República ao comandante militar da Amazônia, general Augusto Heleno. Ausente da cerimônia, o chefe do CMA fez críticas à política indigenista do Governo Federal e disse que as demarcações de terras ameaçam a soberania nacional.

"A frente parlamentar chega para dar apoio às Forças Armadas da Amazônia brasileira na questão orçamentária principalmente. Já que temos um terço dos membros da Câmara dos Deputados, seremos importantes no que ser refere à busca de recursos ao aparelhamento, reestruturação do Exército, da Marinha e da Aeronáutica", disse o presidente da frente, deputado Édio Lopes (PMDB-RR). Para o deputado Nélson Marquezelli (PTB-SP), a frente pode ajudar também na legislação, tirando obstáculos nas áreas indígenas, de preservação e de locomoção. "O resto eles sabem fazer", disse o parlamentar.

Militares animados com as propostas


O "céu de brigadeiro" do plenário da Câmara dos Deputados foi pequeno para abrigar tantas estrelas das três Forças Armadas brasileiras. Mas, diferentemente do tom crítico adotado recentemente pelo comandante militar da Amazônia, general Augusto Heleno, seus superiores preferiram usar a cautela na hora de fazer declarações. O comandante interino do Exército, general Luís Edmundo M. Carvalho, foi econômico e genérico em sua fala. "A criação da frente parlamentar ultrapassa as expectativas mais otimistas. Ela poderá trazer enormes benefícios para o País e à Segurança Nacional.

Sobre o retorno do debate em torno da internacionalização da Amazônia, disse que o assunto não é novidade e que cada vez que ocorre algum evento específico em relação à Amazônia, há vozes que se apresentam desta forma. "Eu me lembro que por ocasião dos incêndios na Amazônia, quando eu comandava a primeira brigada , esse assunto também veio à tona. O Brasil precisa mostrar ao mundo a sua competência para resolver os problemas que são nossos e com isso mostrar que não precisamos dessa participação indevida".

Sondado sobre sua opinião a respeito da demarcação da reserva Raposa Serra do Sol e a posição contrária à demarcação contínua de parte da Frente Parlamentar, o general Edmundo Carvalho disse apenas que o assunto está na Justiça e caberá a ela resolver esse problema. "Mesmo que tivesse opinião nesse momento não iria emiti-la porque cabe ao Judiciário resolver essa questão". Quanto à posição contrária do grupo parlamentar sobre a polêmica demarcação em Roraima: " Não sei se essa é a opinião da frente", limitou-se a dizer o comandante interino do Exército brasileiro.

Sem fazer críticas diretas à falta de recursos ao Projeto Calha Norte - responsável pelas ações sociais e de fiscalização nas fronteiras - Edmundo Carvalho disse que as verbas existem e têm sido crescentes a cada ano, "mas nós lutamos por mais recursos para podermos implementar os projetos com uma velocidade maior". Ontem, parte da bancada do Amazonas esteve no Ministério da Defesa para pedir o descontingenciamento dos recursos do Programa Calha Norte.