Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

29 maio 2008

PARABÉNS DEPUTADO ZÉ CARLOS

Finalmente um projeto realmente interessante foi apresentado por um dos representantes da nova safra de Deputados da Assembléia Legilativa do Acre.

O deputado estadual Zé Carlos (PTN) vai encaminhar projeto proibindo o corte em escala comercial de espécies nativas que produzem frutos que servem de alimentos para animais silvestres.

Segundo a nota publicada no site Notícias da Hora, a proposta é garantir a existência de árvores como a caxinguba, cajuzinho, copaíba, andiroba e gamaleira na floresta acreana, onde são encontrados animais silvestres.

Em regiões onde há caça (presença de animais silvestres), foi constatado que esses tipos de árvores desapareceram, diminuindo o volume de alimentos que os animais consomem na mata. Sem ter o que comer numa determinada região, o animal sai a procura de comida e acaba chegando a áreas habitadas e se torna presa fácil do homem. O projeto está sendo elaborado pela assessoria do parlamentar pode sofrer alterações, mas somente depois de apresentado.

Zé Carlos justificou a iniciativa do projeto observando a necessidade de garantir a habitat natural da fauna por meio da flora. Durante o recesso parlamentar do início do ano, o deputado fez uma viagem de dez dias percorrendo seringais e comunidades da região do rio Yaco, e recebeu dos ribeirinhos e seringueiros e reclamação de que os tipos de árvores citados no projeto, no total de dezoito, estão sendo retiradas da floresta acreana em grande escala.

"Na próxima semana apresento o projeto em plenário e abro a proposta para críticas e sugestões. Creio que essa proposta vai receber o apoio do legislativo, porque tem como base, a preservação dos recursos naturais com foco no meio ambiente. Sou um deputado que conhece muito bem a mata, e percebi isso quando visitei seringais no inicio do ano", disse o deputado.

Veja a lista das espécies contidas no projeto

Gameleira, andiroba, castanhanara, merindiba, piquí, mamite, copaíba, caxinguba, gamelinha, toarí, envira-cajú, guariúba, cajuzinho, taturibá, murici, ingá-ferro.

NOTA DO BLOG: desde já tomo a liberdade de colocar à disposição do Deputado a equipe do Parque Zoobotânico da UFAC para ajudar na elaboração da lista das espécies a serem incluídas na lista de 'proibidas'. Poucas pessoas tem idéia do alcançe e do pioneirismo que este projeto representa. Se o projeto for aprovado, o Deputado Zé Carlos vai passar para a história do manejo sustentado de madeira na Amazônia. Não vou nem 'me empolgar' para não dar 'pistas' para os inimigos que se levantarão contra a idéia. Por hora, a justificativa apresentada pelo Deputado está mais do que adequada. Espero que ele consiga convencer os seus pares a aprovar a iniciativa.