Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

28 maio 2008

PORQUE A GLOBO DEIXOU DE TRANSMITIR JOGOS AO VIVO NO MEIO DA SEMANA?

Como todos os telespectadores acreanos estão sabendo, o futebol ao vivo no meio da semana deixou de ser exibido pela TV Globo no Acre a partir do momento em que a Portaria 1.220/2007 do Ministério da Justiça (que trata da classificação indicativa) entrou em vigor no dia 22 de abril passado.

No lugar do futebol ao vivo, temos agora o tape da novela das nove. O jornal Nacional, que poderia ser ao vivo por volta das 18:15h pois não tem restrição de idade, é exibido em tape a partir das 19:15. Logo depois, por volta das 20h, entra a novela das sete. Em outras palavras: a TV Globo optou em 'bagunçar' a sua programação para os telespectadores acreanos. Ou alguém acha que da forma que está não é uma bagunça?

E porque ela decidiu fazer isso?

A resposta pode ser obtida em artigos de sites sérios e não compromissados com as empresas de comunicação. Um bom exemplo é a matéria 'Pressionado pela Rede Globo, governo Lula suprime um fuso horário' de Eduardo Sales de Lima, publicada no site Brasil de Fato. Segundo a mesma, a 'bagunça' na grade da emissora e a opção de deixar de transmitir ao vivo o futebol na quarta-feira foi mesmo decisão da TV Globo. E a razão principal é a contrariedade da emissora com o sistema de classificação indicativa imposto pela Portaria do Ministério da Justiça.

A matéria deixa a entender que a ação da emissora é uma espécie de 'vingança' com os telespectadores das regiões com fuso horário diferenciado do de Brasília. Segundo a mesma, poucas semanas antes da entrada em vigor da Portaria, a Associação Brasileira de Rádio e Televisão (Abert) encomendou ao Ibope uma pesquisa para comprovar que os cidadãos dos Estados afetados pela mudança do fuso horário seriam contra a adequação da programação ao fuso horário. A iniciativa falhou quase que totalmente: a maior parte dos entrevistados apoiou o respeito à classificação indicativa.

A única reação negativa da população na pesquisa foi observada em uma pergunta colocada de forma descontextualizada, e cujo enunciado levava os entrevistados a acreditar que a transmissão ao vivo dos jogos de futebol não seria mais possível em virtude do “cumprimento das regras”.

Não é necessário dizer que a pergunta era mesmo 'fora de tom' pois todos, inclusive a Abert, sabiam que jornalismo e eventos esportivos ao vivo podem ser transmitidos em qualquer horário.

Assim, o fato da Globo deixar de exibir jogos ao vivo nessas regiões nas quartas-feiras foi uma opção da emissora. “Foi uma chantagem explícita. Ela simplesmente adiou toda a programação, fazendo com que o jogo não fosse mais transmitido ao vivo”, afirma Diogo Moysés, do Coletivo Intervozes de Comunicação, que atesta ser a novela, que antecede o jogo, o real problema. “É óbvio que ninguém quer ver VT de jogo”.

E quando teremos futebol ao vivo nas quartas-feiras novamente? Só a TV Globo pode dizer. Mas se ela estiver usando a 'não exibição' dos jogos como uma de suas estratégias para derrubar a Portaria que trata da classificação indicativa, os telespectadores podem ficar certos que vai demorar um bom tempo.

E durante esse período, pode até ser que as empresas de comunicação, vendo ser impossível derrubar a Portaria, se lancem em uma campanha para 'solucionar' o problema: a adoção do fuso horário único em todo o país.

Políticos para patrocinar a causa não faltarão. Muitos deles têm pavor de comprar qualquer briga com a imprensa. Afinal, o 'quarto' poder do país, quando quer, destrói qualquer um. Que o diga Ibsen Pinheiro.