Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

27 maio 2008

AS CONFUSÕES CAUSADAS PELA MUDANÇA DO FUSO HORÁRIO

Vejam a mensagem que um anônimo deixou sobre a questão da mudança do fuso horário:

"Amigo... pelo que eu saiba os trabalhadores vão acordar uma hora mais tarde.. ou seja.. qdo estiver mais claro... então acho que estás enganado ao dizer que eles acordarão sob o manto noturno... se agora em Brasilia são 10.30, em Rio Branco 8.30, qdo mudar o fuso aqui será 9.30.. uma hora mais tarde.. saudações"

Dá para ver que o anônimo já está sofrendo, antecipadamente, de um 'jet lag' (*). E olhem que vamos adiantar nossos relógios em apenas uma hora! Mal sabe ele que com a mudança, o Senador Tião Viana subtraiu uma hora da vida dele e que, no lugar de acordar uma hora mais tarde, vai ter que acordar uma hora mais cedo.

Torço para que existam algumas dezenas de milhares de pessoas como este anônimo aqui pelo Acre. Assim, quando eles descobrirem que, sob o ponto de vista biológico, terão que acordar uma hora mais cedo para atender os caprichos da lei do Senador Tião Viana, quem sabe eles reflitam que 'uma hora a mais' faz muita diferença para quem vive quase na linha do equador.

Estou me convencendo que esta lei que mudou o nosso fuso deixou o povo confuso. Ninguém acordou para a realidade que virá. Vamos ver quando 5 horas da manhã passar a ser 6 horas e as pessoas começarem a reclamar. Esse ano é ano de eleição...

Para completar o quadro de submissão às empresas de comunicação que resultou na eliminação do fuso horário acreano, só falta as autoridades locais alterarem o horário de início do trabalho nas repartições públicas e de aulas nas escolas em razão da escuridão que prevalecerá na parte inicial das atividades matinais da população. É claro que para não deixar pistas quanto a isso, eles podem mesmo ter a cara-de-pau de dizer que com o novo fuso vai dar para os trabalhadores 'descansarem' meia a hora a mais. Por isso vão 'atrasar' o início das atividades matinais.

Se isso vier a acontecer, ficará claro como a luz do dia que os nossos políticos trabalham para atender os interesses obscuros dos empresários. É bom ficar alerta. Em 2010 teremos eleições e esses políticos serão candidatos.

(*) O Jet lag é uma condição fisiológica decorrente de alterações no ritmo circadiano. As alterações podem provocar uma mudança do trabalho do organismo. É mais comum quando uma pessoa viaja através de vários fusos horários e sente como se o relógio interno dela (relógio biológico) não estivesse no mesmo do horário do local.

3 Comments:

Blogger Acreucho said...

O cidadão está confuso agora, que o jetlag nem afetou ele ainda, imagine depois...

27/05/2008, 08:36  
Blogger Unknown said...

...dias desses, observei o fato de que se repete tantas vezes os chavões vazios, deconectados da realidade, como a tentar que se transformem em verdades. Parece que começou a funcionar e tão fortemente que já há quem a credite que seremos acordados uma hora mais tarde com a mudança e não uma hora mais cedo como determina lei.

27/05/2008, 10:26  
Blogger Annie Manuela said...

Odeio essa mudança de horário, acordo as 6h e está tudo escuro, já cansei d xingar o Tião Viana, quero o referendo...

Bjks.

14/03/2009, 10:20  

Postar um comentário

<< Home