Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

06 maio 2008

CHAVEZ MUDOU O FUSO HORÁRIO DA VENEZUELA...

...Para permitir que as crianças acordassem de dia para ir à escola. No Acre, a mudança vai fazer o contrário: crianças e operários terão que acordar de madrugada para cumprir o horário escolar e de trabalho

Evandro Ferreira
Blog Ambiente Acreano

É isso mesmo. Chávez, o fanfarrão presidente Venezuelano, mudou por Decreto o fuso horário de seu país para evitar que as crianças tivessem que continuar a acordar de madrugada para ir à escola. O principal defensor da idéia da mudança no governo, o ministro de Ciência e Tecnologia, Héctor Navarro, afirmou corretamente na época que "os seres humanos estão sincronizados com a luz solar'.

A mudança, efetuada em setembro do ano passado, foi encarada pela imprensa internacional como mais uma excentricidade do 'bufão' bolivariano. Entretanto, quem lê um pouco mais sobre as razões da mudança vai verificar que, na verdade, Chávez apenas 'voltou' o fuso horário venezuelano às suas origens. Ou seja, restabeleceu o fuso usado no país entre 1912 e 1965. Nesse ano, para atender os interesses dos empresários do país, ele foi adiantado em meia hora.

É interessante observar ainda que esse horário venezuelano, com diferença de apenas 30 minutos para o fuso dos países vizinhos, foi originalmente estabelecido porque o meridiano correspondente (-4h30 GMT) passa no centro do território venezuelano (veja a linha vermelha pontilhada na figura ao lado). Nesse caso, Chávez foi sensato e resolveu adotar o fuso que compreende a maior parte do território da Venezuela.

No Acre, que possui mais de 80% do seu território dentro do fuso -5h GMT (veja figura ao lado), os políticos locais resolveram radicalizar e fazer diferente. No lugar de permanecer com o fuso predominante na maior parte do território, resolveram mudar a hora do Estado para o fuso - 4h GMT, que apenas 'lambe' a porção leste do território acreano. Literalmente, o fuso menos abrangente se impôs sobre o mais abrangente, num claro atentado ao bom senso geográfico. Só não dá para dizer que a mudança do fuso horário acreano resultou da vontade de uma minoria porque não houve possibilidade da população decidir no voto.

Entretanto, afora o fato de que na mudança venezuelana as crianças deixarão de acordar de madrugada para ir à escola e no Acre vai prevalecer exatamente a situação inversa, ambas as mudanças tem algo em comum: foram decididas por 'Decreto'. E isso, sob o ponto de vista democrático, é a última das opções quando o assunto é de interesse da coletividade.

Pessoalmente não sou simpático a Hugo Chávez e acho lamentável que nesta questão de mudança de fuso horário estejamos nos nivelando 'por baixo' e, a exemplo dele, fazendo a mudança por decreto e sem ouvir a população.

Mas o que mais irrita é ver que mesmo um político com claras tendências autoritárias, como é o caso de Hugo Chávez, é capaz de agir usando o bom senso, coisa que nossos políticos, que nem de longe lembram o polêmico líder venezuelano, foram capazes de fazer no caso da mudança do nosso fuso horário.

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

teste

06/05/2008, 17:50  

Postar um comentário

<< Home