Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

31 maio 2008

DEVOLVA OS DÓLARES, SURVIVAL!

Quem ganhou ou vai ganhar dólares com a divulgação das fotos dos "índios invisíveis" do Acre?

Evandro Ferreira
Blog Ambiente Acreano

Altino Machado, não se iluda. Entendo a sua frustação de jornalista que não foi devidamente citado nas matérias que hoje correm o mundo. Da mesma forma, vejo que o sertanista José Carlos dos Reis Meireles está satisfeito porque o trabalho dele está sendo reconhecido, deu entrevistas para dezenas de jornais e revistas do mundo etc.

Mas o que a Survival International (SI) tem a ver com as fotos e o trabalho da Funai? Nada.

Mesmo assim a ONG tirou a 'sorte grande' e conseguiu, com as suas técnicas de marketing, colar o nome da entidade em quase todas as matérias relevantes de jornais e revistas mundiais que publicaram matérias sobre as fotos dos índios isolados do Acre sem ter dado um centavo para tornar realidade o que vimos em primeira mão neste blog e na Terra Magazine.

É só fazer uma busca no Google e ver que as expressões "Survival International" e "uncontacted amazon tribes" são quase sinônimos e resultam em centenas de citações de matérias na imprensa internacional.

Os dirigentes da SI devem estar comemorando, estão em júbilo. E com toda a razão. Conseguiram dar visibilidade mundial à entidade deles a partir do nada. Tudo porque a BBC resolveu consultar um dos seus diretores para opinar sobre as fotos que a ONG publicou em seu site. Foi o fio da meada.

Conseguiram passar a impressão para o mundo que eles efetivamente estão contribuindo para a causa dos índios isolados do Acre. A Funai e o Governo do Estado deveriam mandar a conta do aluguel do avião para eles pagarem.

O The Wall Street Journal afirma que "Officials from Survival International are quoted in many stories about the photos. And Survival International jumped into the top 10 on Google’s “Hot Trends” list of surging search terms this morning—presumably reflecting online news readers who wanted to learn more after reading the coverage. That all adds up to a powerful effect from one photo".

Nos próximos dias e semanas, eles, experts em marketing que são, vão lançar uma ampla campanha de "arrecadação" de doações para serem "usadas" na defesa dos índios.

A Funai e o Governo do Acre deveriam cobrar caro pela indevida divulgação das fotos e reverter o dinheiro para financiar a proteção dos índios. Vejam que na matéria da BBC, a foto pertencente à Funai/Gleison Miranda, aparece como da Agência Associated Press - AP (vejam acima o print screen da página da BBC). Fico imaginando de quem eles compraram a imagem. Da Survival International? da Funai? É incrível!

Essa gente arrecada milhões de dólares, seja revendendo as fotos ou usando o argumento de que trabalham em defesa dos índios, que nesse caso são os únicos invisíveis pois o dinheiro que entra no cofre dessas empresas e organizações é bem visível e real.

Vejam que uma fração desse dinheiro é suficiente para pagar, por alguns anos, entre 10 e 20 agentes indígenas que poderiam muito bem ser recrutados entre as tribos já contactadas para garantir um efetivo bloqueio no acesso à área onde vivem os isolados.

O orçamento da Funai, a gente sabe, todo ano é contingenciado. Volta e meia os servidores entram em greve. Essa é a hora. A Funai, o Governo do Acre, todos têm que agir rápido para obter a reparação ($$) devida.

Survival International, envie para o Brasil 50% ou mais do que vocês vão arrecadar com as doações das pessoas que ficaram impressionadas com o "trabalho em defesa dos índios isolados do Acre" - "trabalho" que vocês jamais desenvolveram por aqui. Nada mais justo.