Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

26 maio 2008

NOVO FUSO HORÁRIO: A MENTIRA SOBRE A ECONOMIA DE ENERGIA

Atualizado às 18:00h 26 de maio de 2008

Evandro Ferreira
Blog Ambiente Acreano

(vejam esclarecimento abaixo)

Em abril passado, logo após a sanção presidencial ao projeto que modificou o fuso horário acreano, a repórter Sabrina Craide, da Agência Brasil, publicou uma matéria sobre o assunto. Ela viu que no seu projeto, o Senador Tião Viana (PT-AC) afirma que a alteração pode acarretar economia de energia no sistema isolado dos estados no Norte, diminuindo as despesas com a Conta de Consumo de Combustíveis (CCC), que é uma taxa paga por todos os consumidores do país para financiar esse sistema isolado.

Ela então tentou saber de quanto seria essa economia. Para isso buscou a informação na fonte que 'difundiu essa informação': o gabinete do Senador acreano. A resposta: a assessoria do Senador informou não possuir dados concretos sobre o impacto da mudança do fuso horário na utilização da energia nos Estados que serão obrigados a ajustar seus relógios quando o projeto de mudança entrar em vigor.

Ato contínuo, a repórter buscou o maior especialista acreano em assuntos energéticos, o Professor de Física da Universidade Federal do Acre (UFAC), Francisco Eulálio Alves dos Santos, conhecido como professor Magnésio. A resposta também foi desanimadora: "ainda não era possível calcular de quanto seria a economia".

Mesmo assim a repórter não desistiu. Deve ter pensado: "alguém deve saber essa informação".

Ela então consultou Celso Mateus, o presidente da Eletroacre, a empresa que vende energia aos consumidores acreanos, e que sabe, mais do que ninguém, o quanto eu, você e os nossos vizinhos consomem de energia. A resposta foi mais desanimadora ainda: "a empresa ainda não fez avaliação do impacto da mudança na energia do estado".

Se o professor Magnésio não sabe, se a Eletroacre não sabe, quem mais poderia saber? Vai ver o Senador se baseou em informação passada por algum burocrata do Ministério das Minas e Energia em Brasília. Se foi isso que aconteceu, como justificar que o projeto foi feito para atender o interesse da população acreana?

A matéria da Agência Brasil concluiu afirmando que a mudança do fuso horário 'poderá' gerar algum tipo de economia de energia para o Estado. Vejam que o verbo 'poder' está em uma forma condicional: pode ser que sim, como pode ser que não.

Fica no ar a impressão de que além do Senador não ter consultado a população acreana para saber se ela queria mesmo a mudança, ele também não consultou especialistas locais e empresas de energia para saber se o projeto vai mesmo gerar algum tipo de economia para a população. Autoritarismo? Descuido? Pressa? A resposta quem deve dar é o Senador Tião Viana.

Enquanto isso, quem lê os artigos e argumentos dos defensores locais da mudança do fuso horário observa que uma das primeiras sugestões é de que a mudança vai trazer economia de energia para todos, especialmente os mais pobres, pois as pessoas vão passar a chegar em casa quando o sol ainda estiver 'lá no alto'.

De alguma forma eles esquecem de dizer que com a mudança, todos, especialmente os trabalhadores mais pobres, vão ter que passar a acordar sob o manto noturno e alguns deles vão sair de casa nesta condição. É como se considerassem que ligar luz pela manhã não representasse aumento no consumo de energia para essas pessoas.

É sintomático que a maioria dos artigos que defendem a mudança e que foram publicados na imprensa local tem como autores políticos e empresários que prestam serviço para o Governo. Eles não caminham, usam bicicleta ou ônibus para se deslocar ao seu local de trabalho.

Nota do Blog: um anônimo reclamou que eu não dei crédito ao fato do Senador Tião Viana ter feito uma campanha arrecadando assinaturas de apoio ao seu projeto de lei para mudar o fuso horário. Este fato é público e está disponível em seu Blog (clique aqui). Mas ele só arrecadou assinaturas de pessoas favoráveis. As que eram contra não tiveram a oportunidade de expressar seu desejo. Entretanto, vale esclarecer que a consulta ao povo acreano a que me refiro diz respeito ao plebiscito, ou seja, a oportunidade para o povo dizer sim ou não ao projeto. Fica feito o esclarecimento.

1 Comments:

Blogger Johnny Madeiro said...

Bom dia.
Não sou profissional de Direito, mas ví numa aula de introdução ao estudo de direito que após uma lei ser sancionada, podemos buscar um plebiscito, para saber se a população é a favor ou contra a sei proposta.
Visto que a grande maioria, inclusive eu, nao concordamos com essa mudança de fuso horário, sem o concentimento público.
Gostaria de saber quais os meios legais para que possamos lutar juntos contra esse autoritarismo imposto à população?

Obrigado.

26/05/2008, 09:29  

Postar um comentário

<< Home