Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

26 maio 2008

NOVO FUSO HORÁRIO: COMENTÁRIO DE MÁRIO LIMA

O professor Mário Lima fez o seguinte comentário ao post 'NOVO FUSO HORÁRIO: A MENTIRA SOBRE A ECONOMIA DE ENERGIA', publicado no domingo:

Sabe, Evando, estou convencido que seria interessante um levantamento de todas opiniões sobre a mudança do fuso horário. Dando uma olhada no blog do deputado Edvaldo, encontrei um texto assinado pelo senhor Gilberto Braga de Mello onde tem a passagem abaixo:

"O Quarto Fuso (menos cinco horas de Greenwich) ficou exclusivamente para o "Território do Acre e a zona recentemente cedida, pela Bolivia" (sic), diz a Lei do tempo em que o Congresso Nacional nem representação acreana tinha. E para enquadrar o que o Governo Brasileiro e os mapas bolivianos ainda consideravam "Tierras no discubiertas", mandou Empreza (antigo nome de Rio Branco) atrasar 28 minutos e 29 segundos e Cruzeiro do Sul também atrasar 9 minutos e 35 segundos."

Este parágrafo aparece em meio a um argumento sobre o sol do meio dia. Mas, além desses detalhes históricos, o texto não explica como, nos mapas precisos, da atualidade, o território acreano fica na sua absoluta maior parte dentro do fuso Greenwich menos cinco horas. Também, apesar de partir da idéia de sol do meio dia, não desenvolve qualquer argumentação quanto a distância que estamos da linha do Equador, por exemplo.

Pelo que estou vendo, a ausência de representação parlamentar deixou que se estabelecesse um horário justo e não se avançasse nos rumos da tal "unificação" da atualidade.

Mário Lima