Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

02 junho 2008

RIO ACRE: NÍVEL TÃO BAIXO QUANTO EM 2005

Nível do rio Acre tem se mantido perigosamente baixo, pouco acima do verificado em 2005, quando a região foi assolada pela maior seca registrada na história

Evandro Ferreira
Blog Ambiente Acreano

Paula Fonseca, colaboradora do SETEM/PZ UFAC e funcionária do setor de tecnologia da Prefeitura Municipal de Rio Branco produziu os gráficos apresentados abaixo, onde fica evidente a grande possibilidade do rio Acre sofrer, durante o verão que se aproxima, uma das maiores secas da história.

Paula Fonseca produziu gráficos mensais onde é possível ver que o nosso rio está em situação precária. Ao final do mês de fevereiro passado seu nível estava inferior ao registrado em 2005. Resta torcer para que chuvas em sua bacia possam reeestabelecer o seu nível.

Para a cidade não sofrer qualquer risco de racionamento no abastecimento de água, é importante que o SAERB tenha todas as bombas flutuantes revisadas e prontas para entrar em ação. Se eu fosse o Angelim, iria pessoalmente verificar a situação dessas bombas e exigiria, para 'ontem', um plano de ação A, plano B e plano C.

É ano de eleição. A eleição está ganha. Não dá para arriscar. Ainda mais que a atual direção do SAERB parece estar sofrendo boicote por parte de alguns servidores insatisfeito com os 'paraquedistas' que se instalaram po lá.