Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

02 junho 2008

OS BÚFALOS DO GUAPORÉ E A REINTRODUÇÃO DA MEGAFAUNA NA AMAZÔNIA

Por que não há grandes mamíferos brasileiros, como os elefantes e rinocerantes da Ásia e África? O motivo é que com a chegada dos Paleo-indíos, há aproximadamente dez mil anos, ocorreu uma extinção em massa da megafauna nativa da Amazônia. Será que os búfalos no vale do Guaporé não representam, sob o ponto de vista histórico-biológico, uma reintrodução da megafauna? Será que sua presença é mesmo tão prejudicial como se pensa?

Albert David Ditchfield
Professor de ciências biológicas da Universidade Federal do Espirito Santo

Aparentemente as autoridades desejam exterminar os búfalos por considerarem eles não naturais, espécies invasoras. O problema é a ausência de perspectiva histórica apresentada por este ponto de vista. A conclusão que a reserva esta sendo transformada por grandes mamíferos e isto não é natural é um pouco limitada. Afinal, a ausência de grandes mamíferos como Toxodontes, preguiças e tatus gigantes, mastodontes, macrauquênias, capivaras de 200 quilos (e pacas de uma tonelada no Plioceno) entre outros animais herbívoros gigantes, esta ausência é que é não natural.

Como criança perguntamos por que não há grandes mamíferos brasileiros, como os elefantes e rinocerontes da Ásia e África. Bom, o motivo é que com a chegada dos paleo-índios há aproximadamente dez mil anos, ocorreu uma extinção em massa desses animais. A coincidência entre a chegada dos paleo-índios numa dada região e a imediata extinção da megafauna local sugere uma relação de cause e efeito.

A hipótese mais razoável é a de supercaça - homens caçando animais que não enxergavam humanos como extremamente perigosos. Ou seja a ecologia da Amazônia antes da chegada dos Europeus não representa o natural mais sim o artificialmente modificado pelo homem - o índio. O índio também modificou a composição florística da floresta, pelo menos segundo as hipóteses de Phillip Fearnside sobre a origem da terra preta e a presença de árvores frutíferas em seu entorno.

Terra preta marca o local de antigas aldeias, e os habitantes voltavam para pomares plantados pelos seus avós e bisavós. Uma vez que compreendemos que a Amazônia, desde a chegada do homem, não é um ambiente natural, temos na questão dos búfalos uma questão de manejo.

Existem diversas árvores que produzem frutos gigantes na Amazônia, e que carecem de dispersores. As frutas são grandes demais para pacas e queixadas, e simplesmente apodrecem ao pé da árvore. Experimentos com elefantes em zoológicos Norte Americanos demonstram que estes animais comem com gosto estas frutas (laraja osaje dos EEUU, creio que o equivalente aqui seria o biribá, o cupuaçu, o cacau etc) e saem dispersando as sementes nas fezes.

Será que os búfalos de Guaporé estão fazendo o mesmo papel ecológico? Outro papel de grandes herbívoros é que quando morrem eles alimentam uma grande gama de carnivoros, de lagartos e mangustos pequenos até guepardos, hienas, leões e leopardos na África.

No passado a megafauna brasileira sustentou ursos, tigres dentes de sabre, lobos-cachorros, e outros grandes predadores que co-existiram com as onças e jaguatiricas. A extinção da megafauna provavelmente por efeito dominó derrubou os Tigres de dentes de sabre, Leões Peruanos, e outros animais que hoje não existem mais.

De fato, a reintrodução de megafauna no ecossistema provavelmente é uma benção e deveríamos considerar introduzir mais, como elefantes e rinocerontes asiáticos na reserva de Guaporé, além de proteger estas espécies em perigo nos seus países de origem, e atrair turistas para a região, provavelmente seria extraordinariamente benéfica a composição florística da mata, com o retorno de megaherbivoros para dispersar as sementes locais, além do fato que seria benéfica para onças, gatos selvagens, cachorros vinagres e outros carnívoros, pois búfalos, elefantes e rinocerontes não são eternos e quando morrem providenciam um banquete farto aos carnívoros.

Os búfalos em particular, habitando os alagados como os Toxodontes, provavelmente drenam estas áreas de uma forma natural, como os Toxodontes assim agiam, e estão restaurando o ecossistema Amazônico após um hiato de 10 000 anos. Acho que os búfalos não devem ser exterminados e sim estudados. E seu controle deve ser realizado com o auxilio de clubes de caça do Brasil e do mundo. O potencial de caçar animais extremamente perigosos com fuzis de alta potencia sem dúvida é de interesse aos caçadores experientes Europeus e Norte Americanos, e cobrar o preço de dez mil dólares o búfalo macho de 2 metros de chifre (fêmeas e machos subadultos, 5000, jovens 2000) como taxa para o parque, mais dez mil por expedição com guia indígena na área, iria gerar recursos locais para os índios e o IBAMA.

Ao invés de exterminar a gente poderia lucrar, sem exterminar os animais, que talvez estejam exercendo uma ação ecológica positiva na área, mas manejando sua população de tal forma que agradamos todos, caçadores (fazendo o bem com aventura), índios e Ibama.

Nota do Blog: Artigo extremamente interessante pois levanta uma discussão que pouco aparece no meio científico. A foto que ilustra este post foi originalmente publicada no Blog em 2006 (Existe espinho maior?). Ela mostra o tronco espinhoso da palmeira 'murmuru' (Astrocaryum ulei). Os espinhos são a prova de que algumas frutíferas da região são relíquias e órfãs da megafauna que no passado era a responsável pela dispersão dos frutos de muitas delas. Como explicar a necessidade do 'murmuru' possuir espinhos tão grandes? Servem para proteger contra quais animais? Seguramente nenhum nenhum dos que vivem na atualidade.

1 Comments:

Blogger Unknown said...

Melhor comentário que ví até agora sobre os búfalos do vale do Guaporé. Acho tbém que esses grandes mamíferos são opção de alimento para os grandes carnívoros, já que não precisariam invadir fazendas para alimentaren-se do gado doméstico. Um controle da população desses búfalos sim, talvez com a caça controlada tornando-se uma opção de angariar fundos para a manutenção do parque.
Postado por : Anésio Junior, amante dos grandes mamíferos.
crow_junior07@hotmail.com

03/05/2009, 15:48  

Postar um comentário

<< Home