Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

11 julho 2008

O HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DOS BANCOS NÃO MUDOU COM O NOVO FUSO HORÁRIO

Isso significa que a tal integração econômica e financeira do Acre com o resto do país não vai mais acontecer? Mais uma vez a população é passada para trás

O site Ac24Horas informa que os patrões e empregados dos bancos se reuniram ontem e decidiram que o horário de funcionamento das agências bancárias do Acre vai continuar a ser o de sempre.

Para justificar a decisão, apresentam um tal de 'abaixo-assinado' onde informam que os usuários dos bancos é que decidiram por esse horário. Alguém soube desse abaixo-assinado? Se eu soubesse teria ido lá para assinar contra os bancos continuarem a fechar às 14 horas.

Foram espertos os autores da idéia. É no mínimo suspeito fazer uma pesquisa dessas sem dar publicidade à mesma. Quem me garante que não houve manipulação do resultado?

Não alterar e ampliar o horário de funcionamento dos bancos no Acre é mais uma prova de que os acreanos foram 'engalobado' nesta questão da mudança do fuso horário.

Os defensores da mudança não cansavam de dizer que era preciso mudar nosso horário, entre outras razões, por que o horário bancário antigo atrapalhava todo mundo, especialmente os empresários.

- Chega de tanto atraso, diziam os interesseiros. Reclamavam que por conta da diferença de duas horas, eles perdiam negócios pois aqui os bancos fechavam cedo demais.

Pois bem. Mudaram na marra nosso fuso horário, inclusive fazendo a infame propaganda de que ele, o novo fuso, 'era a hora mais certa'. E o que aconteceu com o horário bancário? Mudou para uma hora mais certa também? Mudou para integrar o Acre ao resto do país como queriam o Senador Tião Viana e o Deputado Moisés Diniz?

Claro que não! Tudo ficou na mesma. Enquanto nas grandes praças do sul do país os bancos funcionam durante 6 horas (entre 10 e 16 horas), em Rio Branco o atendimento continua a ser de apenas 5 horas (9-14 horas), e, como antigamente, as agências por aqui continuam a fechar as portas 2 horas antes do fechamento das agências do Rio e São Paulo.

Então me digam leitores se eu não tenho razão:

- Fomos obrigados a aceitar a mudança do nosso fuso horário por imposição do Senador Tião Viana. Agora fomos enganados nessa questão do funcionamento dos bancos pois se dizia que eles também iriam mudar para integrar mais o Acre ao resto do país!

O que mais falta esse pessoal fazer? Mudar a direção em que as águas do rio Acre correm? Mesmo sabendo que é impossível de ser feito, eu não me surpreenderei se isso vier a ser tentado. Mas adianto que não me calarei.