Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

08 julho 2008

NOVO FUSO HORÁRIO: "MIJADA FORA DO PENICO"

Sinceramente, respeito muito o Senador Tião Viana, mas essa sua idéia de mudar nosso horário foi uma “mijada fora do pinico”...Não sou vidente, mas ouço o que as pessoas falam. Diferente de alguns assessores que só ouvem o que lhes interessam. Ir contra a opinião e sabedoria do povo não dá certo, especialmente em ano eleitoral

A CULPA É DO TIÃO!!! E SE FOSSE O GERALDINHO?

Evilásio Lima dos Santos(*)

Muito já se falou sobre esse novo horário (o horário do Tião, dos empresários e das TVs). E num blog que pretende estar em consonância com as idéias da população não deve deixar de dar o seu pitaco sobre essa temática que é a mais viva em todas as atuais rodas de conversas e fofocas. Nesta segunda-feira, 23/06/2008, as escolas da rede estadual já inauguraram o novo horário e foi uma confusão total, como era de se esperar. Nenhuma escola, na verdade, conseguiu iniciar suas aulas sem atraso e muitos alunos faltaram. Especialmente as crianças.

Cinco horas da manhã, eu e minha esposa levantamos, organizamos a merenda e mochila de nossos dois filhos (2 anos e 5 anos). Em seguida, quisemos acordar as crianças. Minha filha, na maior dificuldade abriu seus olhinhos e indagou sussurrando: “Mãe, agora eu vou pra escola à noite?” E ela tinha razão! Estava ainda tudo escuro.

Sinceramente, respeito muito o Senador Tião Viana, mas essa sua idéia de mudar nosso horário foi uma “mijada fora do pinico”. Não era de se esperar uma ação tão anti-povo de um Senador que obteve, proporcionalmente a maior votação do país, 88,76% dos votos válidos no Estado. E talvez o problema tenha sido esse. Sua votação foi tão expressiva que ele deve ter se sentido “O Senhor do Tempo e da História”.

Meses atrás, os assessores do Senador estavam realizando um abaixo-assinado para garantir que a população concordava com aquela sua ação. E para que as pessoas assinassem, tais assessores ainda garantiam que ia haver uma consulta pública pra que a população votasse contra ou a favor de tal mudança. Ainda afirmavam que se o horário mudasse, as escolas não alterariam suas rotinas. Ou seja: as aulas começariam às 08h00min, pela manhã, e às 14h00min, à tarde (pelo horário do Tião). Nada disso aconteceu. Não houve consulta pública e nem as escolas se adaptaram ao novo horário. Aqueles assessores eram orientados e bem pagos com dinheiro público pra mentir? Ou estavam ali pela obrigação de trabalhar com o Senador?

Fui abordado por um assessor pra que eu assinasse aquele documento. E tivemos a seguinte conversa:

- Assina aí esse abaixo-assinado do Senador Tião!

Eu peguei, li e lhe disse:

- Não tô doido! Assino de jeito nenhum!

- Você quer ser sempre do contra! – me repreendeu o assessor.

Afirmei pra ele e pra algumas pessoas que ali estavam (quase todos petistas):

- Só por que isso vem do Tião eu não posso questionar e tenho que assinar, mesmo sabendo da insanidade? Se isso viesse da parte do Geraldinho, qual seria a posição de vocês?

Ninguém ali me deu qualquer reposta. Na certa seria esta a afirmação de boa parte dos governistas, petistas, comunistas, pepistas, vianistas, etc: “Existe tanta coisa pra o Senador Geraldinho se preocupar e ele fica se preocupando com besteira!” Como era o Tião, estava tudo certo!

Agora aquelas mesmas pessoas já estão vendo que deram um tiro no pé. Mas, pra se justificarem estão dizendo que aos poucos a gente se acostuma. É verdade! A gente tem a capacidade de se acostumar até com o que não presta.


Voltando às aulas. Ou a Secretaria de Educação muda de idéia e se adapta ao novo horário, ou as escolas vão perder clientela no turno da manhã correndo o risco de fechar nesse horário por falta de aluno. Não sou vidente, mas ouço o que as pessoas falam. Diferente de alguns assessores que só ouvem o que lhes interessam. Ir contra a opinião e sabedoria do povo não dá certo, especialmente em ano eleitoral.

Muitas pessoas aqui do Juruá já estão dizendo (como era de se esperar!) que a culpa de tudo isso é do PT e do Governo. Vamos dar a César o que é de César (e não é o César Messias.). A culpa é do Tião!

E se fosse o Geraldinho?

Coitado!!!

(*) Editor do Blog Farofino, morador do vale do Juruá