Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

29 janeiro 2009

DISPUTA PELO SENADO: TIÃO VAI ATÉ O FIM

Tião Viana aceita reivindicações do PSDB e reafirma que não desistirá

Agência Senado

Depois de se reunir no início da tarde desta quarta-feira (28) com o presidente nacional do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE), e com o líder no Senado, Arthur Virgílio (AM), o senador Tião Viana (PT-AC) afirmou à imprensa que aceita as reivindicações do PSDB para receber seus votos na disputa para a Presidência do Senado. Ele concordou que o PSDB fique com a 1ª Vice-Presidência da Casa e com as presidências das Comissões de Assuntos Econômicos (CAE) e de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE).

Viana disse concordar com os 12 pontos apresentados em documento pelo PSDB, que incluem manifestação contrária ao terceiro mandato para presidente da República, governadores e prefeitos e respeito às oposições por seu peso político e numérico.

Repórteres informaram a Tião Viana que o outro candidato à Presidência do Senado, José Sarney (PMDB-AP), havia mencionado, após reunião com os senadores peemedebistas, que seria desejável que Tião retirasse sua candidatura em prol da unidade da base aliada do governo. O petista afirmou:

- A eleição será realizada no dia 2 de fevereiro. Se Sarney acha que a base do governo no Senado deve ter candidatura única, ele pode retirar a dele. A minha candidatura representa a renovação do Senado.

Depois do encontro com Tião Viana, Arthur Virgílio e Sérgio Guerra informaram que iriam se encontrar com o senador José Sarney, onde apresentariam a lista com os 12 pontos, além de reivindicações em cargos na Mesa e nas comissões. A bancada do PSDB deve ter uma segunda reunião na tarde desta quarta-feira (28) para decidir quem receberá seus votos - o partido tem 13 senadores.

Compromisso

No início da noite, o senador Tião Viana (PSDB-AC) divulgou uma carta na qual se compromete a atender às reivindicações feitas pelo PSDB como condição para que tenha o apoio dos senadores tucanos a sua candidatura à Presidência da Casa.

No texto, Tião Viana, dizendo-se à vontade para garantir o cumprimento das exigências do PSDB, declara que os doze itens apresentados pelo partido são coincidentes com suas propostas de renovação do Poder Legislativo, defendidas em sua candidatura.

"Aos tucanos, como ao conjunto dos partidos representados no Congresso Nacional, ofereço uma candidatura construída à luz do dia e afirmada publicamente, valorizando a transparência e buscando a superação dos conchavos e da dissimulação que tanto compromete o exercício da política", diz ele na nota.

Veja a íntegra da carta de Tião Viana

NOTA DO BLOG: Ao decidir ir até o fim na disputa pela presidência do Senado, Tião Viana estará deixando claro que é um político que não abre mão de seus ideais e objetivos. Ponto para ele. Persistência, mesmo quando as coisas não parecem bem, costuma render frutos bem mais tarde. Precisamos de políticos que não se rendam ao establishment, aos grandes esquemas que tanto denigrem a classe política desse país. Abaixo a velha guarda da política brasileira!