Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

20 janeiro 2009

VENDAS DE CARROS REAGEM E SOBEM EM JANEIRO

Evandro Ferreira
Blog Ambiente Acreano

Dados divulgados pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores - Fenabrave referentes às vendas de automóveis de passeio e veículos utilitários leves nos primeiros quinze dias de janeiro mostram um aumento de 9,15% em relação ao mesmo período do mês de dezembro de 2008. Na comparação com janeiro do ano passado, as vendas foram apenas 1,2% menores.

Esse número é um indicativo que a venda de veículos nesse início de ano praticamente voltou ao normal. Uma das principais razões foi a diminuição do imposto sobre produtos industrializados-IPI sobre carros e veículos comerciais novos determinada pelo governo federal no final do ano passado. A manutenção de linhas de crédito de longo prazo, por até 60 meses, tem sido outro incentivo ao reaquecimento das vendas.

O segmento de caminhões e ônibus, que foi beneficiado pela isenção total do IPI uma semana após a aplicação da medida para os veículos menores, continua a mostrar forte queda na demanda, registrando, em relação a dezembro e janeiro de 2008, diminuições de 33,24 e 21,40% respectivamente.

O aumento na venda de veículos leves compensou a queda registrada no mercado de ônibus, caminhões, implementos rodoviários e motocicletas. No geral, as vendas aumentaram 1,2% nos primeiros 15 dias de janeiro de 2009 quando comparadas com as vendas registradas na primeira quinzena de dezembro do ano passado. Houve uma diminuição de apenas 6,11% em relação a janeiro de 2008.

Mesmo assim, as vendas ainda estão muito abaixo das registradas antes da crise que se instalou em outubro passado. Desde então, as venda de veículos automotores no país caíram de 462 mil unidades em setembro para 345 mil em dezembro.