Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

06 fevereiro 2009

CINEMACRE EXIBE O FILME HIMALAYA NO SÁBADO

Boletim Cinemacre – 16







Himalaia – Data da exibição: 07/02/2009

Sinopse: Karma retorna de uma longa jornada e com ele traz uma triste notícia: o filho de Tinle faleceu em um acidente. Como chefe da aldeia, Tinle decide por punir Karma pela morte de seu filho, deixando-o de fora de uma nova caravana, que está sendo preparada por integrantes da aldeia. Os conflitos entre os dois dividem os habitantes locais em duas facções, com os dois decidindo partir na jornada em duas caravanas distintas. A tensão entre os dois se acirra quando as duas caravanas se encontram durante a viagem, no meio do caminho para subir o Himalaia.







Ficha Técnica

Título Original: Himalaya - L'Enfance d'un Chef
Gênero: Drama
Tempo de Duração:108 minutos
Ano de Lançamento (Nepal): 1999
Direção: Eric Valli
Roteiro: Nathalie Azoulai, Olivier Dazat, Louis Gardel e Jean-Claude Guillebaud
Produção: Christophe Barratier e Jacques Perrin
Elenco: Thilen Lhondup (Tinle), Lhakpa Tsamchoe (Pema), Karma Tensing, Nyama Lama, Gurgon Kyap

Prêmio
- Recebeu uma indicação ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.
- Ganhou 2 Césars, de Melhor Fotografia e Melhor Música Escrita Para um Filme.

Opinião
"Bom filme, que mostra bem a cultura e o modo de vida de uma aldeia que vive em meio as montanhas do Himalaia." Francisco Russo (Site adorocinema.com)

EXIBIÇÃO DIA 07/01/2009 (SÁBADO) ÀS 19 HORAS NO AUDITÓRIO DA BIBLIOTECA DA FLORESTA

Entrada Franca

Um ano de Cinemacre

Funcionando desde janeiro de 2008 com exibições aos sábados (alternados) no auditório da Biblioteca da Floresta, o Clube de Cinema do Acre completou um ano de atividades com um saldo positivo: exibiu 21 filmes de arte e conquistou uma platéia interessada que se amplia a cada exibição.

Mas o balanço está aquém das expectativas do grupo encabeçado pela antropóloga Marilyn Lira que conta com forte apoio da coordenação da Biblioteca. Este apoio, aliás, faz parte das atividades da instituição governamental que abriga, além do Cinemacre, um grupo de Filosofia, outro de astronomia (Gama Hidra) e um terceiro que trabalha com o resgate da história acreana a partir de Porto Acre.

Segunda-feira, 26, o Cinemacre reuniu na Biblioteca da Floresta para discutir sua programação para 2009 e organizar melhor suas atividades. A entidade quer melhorar o ambiente durante as sessões e avançar com a filiação de sócios que poderão ajudar a criar um forte movimento de cultura cinematográfica no Estado.

Desde o começo ficou acertado que cada sócio pagará uma mensalidade de 10 reais com direito a algumas vantagens sobre os não sócios que, independentemente de filiação, poderão freqüentar as sessões gratuitas: os sócios terão acesso ao acervo de filmes de qualidade e livros sobre cinema que está sendo organizado na Biblioteca da Floresta, e também poderão participar de cursos sobre educação cinematográfica previstos pelo clube.

A direção do Cinemacre vai providenciar para que o auditório da Biblioteca da Floresta esteja aberto a partir das 18h30, com um pipoqueiro à porta, música ambiente e um lanterninha para os expectadores retardatários. Também estará presente uma pessoa para preencher fichas de filiação, cobrar e dar mais informações sobre a entidade.

O dinheiro arrecadado dos sócios será aplicado na compra de filmes de arte e livros de educação cinematográfica. O valor da mensalidade poderá ser abatido no caso do sócio fazer doação de filmes para o acervo, desde que o título oferecido tenha qualidade comprovada por uma comissão do Cinemacre. Da mesma forma poderá acontecer com a doação de livros.

Para mais informações, as pessoas interessadas na educação cinematográfica e no acesso a filmes raros, de autor, poderão contatar diretamente com o Cinemacre através do email: cinemacre@yahoo.com.br. Ou na Biblioteca da Floresta, que mantém um estagiário nos três períodos (manhã, tarde e noite) encarregado de oferecer fichas de filiação, emprestar vídeos e livros e informar sobre a programação de filmes.

O Cinemacre utiliza também uma rede via internet para manter informados os sócios e fornecer a eles e outras pessoas um boletim sobre os filmes em exibição.