Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

09 março 2009

RODRIGO PINTO, DEIXE A APA IRINEU SERRA EM PAZ!

Evandro Ferreira
Blog Ambiente Acreano

Nesta semana, o vereador Rodrigo Pinto, que tem aspiração de se candidatar a um cargo majoritário em futuro próximo, mostrou que está muito mal informado sobre a questão das áreas verdes de nossa cidade.

Aproveitando que uma criança de onze anos – que não sabia nadar – havia morrido ao tentar atravessar o igarapé São Francisco usando uma ‘pinguela’, ele foi ao local para prestar solidariedade a cerca de dez famílias que vivem do outro lado do igarapé, na parte onde ele margeia o bairro Mocinha Magalhães.

Foi acompanhado da imprensa e se deixou fotografar arriscando alguns passos sobre o balseiro que se forma nessa época do ano na margem do igarapé (foto acima) para mostrar o perigo que as famílias correm ao tentar atravessar usando pinguelas.

Puro populismo pois ele apenas mostrou a todos o óbvio: quem preza a própria vida não se arrisca, mesmo sabendo nadar, em atravessar o igarapé São Francisco se equilibrando em cima de uma pinguela.

Da mesma forma, é pura politicagem solicitar ao Prefeito a construção de uma ponte para atender as onze famílias que vivem do 'outro lado' do igarapé. É mais fácil retirar essas famílias de dentro da última grande área verde do perímetro urbano da cidade.

O vereador deveria saber que se a ponte for construída servirá apenas como ponta de lança para a completa destruição da Área de Proteção Ambiental (APA) Irineu Serra pois será por ela que os especuladores, os falsos sem-terra de nossa cidade, irão chegar com a maior facilidade na outra margem do igarapé e de lá destruir tudo o que estiver pela frente, como já vem sendo feito por moradores que vivem de forma legal dentro da APA.

A APA Irineu Serra

A APA Raimundo Irineu Serra fica localizada na Vila Irineu Serra, no perímetro urbano do município de Rio Branco, a cerca de 7 km do centro da cidade. Foi criada oficialmente em 07 de Junho de 2005 e possui uma área de 908 hectares, dos quais cerca de 30% são cobertos por fragmentos florestais em diversos estágios de regeneração (imagem ao lado).

As Áreas de Proteção Ambiental são uma categoria de unidade de conservação do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), que, além de servir para proteger paisagens e belezas cênicas, rios, nascentes e riachos, pode ser usada para promover o uso equilibrado dos recursos naturais, estimular o desenvolvimento regional e preservar as espécies animais e vegetais locais.

A área onde está localizada a APA foi colonizada há mais de 50 anos, tendo sido, originalmente, doada pelo ex-governador e ex-senador José Guiomard dos Santos ao mestre Raimundo Irineu Serra, que lá fundou o Centro de Iluminação Cristã Luz Universal, que é ligado à doutrina do Daime.

Ao longo dos anos a área foi fracionada em lotes menores, em sua maioria doados para membros da religião daimista, e sua cobertura vegetal original foi sendo gradualmente destruída na medida em que os novos moradores abriam as áreas de floresta para fazer o plantio de culturas anuais (arroz, milho, feijão, mandioca) e o estabelecimento de pastagem para a criação de gado e pequenos animais.

Apesar das alterações sofridas, a área ainda abriga o maior fragmento florestal contínuo do perímetro urbano da cidade de Rio Branco, com cerca de 200 hectares de floresta em diversos estágios sucessionais. Apenas uma pequena porção da área, localizada às margens do igarapé São Francisco, é constituída por floresta primária.

Crédito das imagens: Ac24Horas e Janice Ferreira