AMBIENTE ACREANO: ROSIL CAVALCANTI, O CAPITÃO ZÉ LAGOA
Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

sexta-feira, março 06, 2009

ROSIL CAVALCANTI, O CAPITÃO ZÉ LAGOA

Compositor de 'Sebastiana', sucesso na voz de Jackson do Pandeiro, Rosil Cavalcanti era amante do rádio. Suas composições foram gravadas por diversos nomes da música popular nordestina

Rômulo Nóbrega e José Batista Alves
Revista de História da Biblioteca Nacional

As semelhanças não são poucas. Nasceram em regiões dominadas pela cultura da cana-de-açúcar e pela colonização negra. Quando adultos, foram casados, mas não tiveram filhos. E as coincidências não se restringem à vida. Em anos diferentes, morreram de infarto no mesmo dia e mês. Rosil Cavalcanti (1915 – 1968) e Jackson do Pandeiro (1919 – 1982) tiveram uma relação que muito além de 'Sebastiana'. Muito antes de ser proclamado o rei do ritmo, Jackson já convivia com o talento musical de Rosil.

De família tradicional na política de Pernambuco, Rosil de Assis Cavalcanti trabalhou durante toda sua vida como funcionário público. Seu primo de segundo grau, Joaquim Francisco chegou a ser governador do estado. Em 1943, com pouco mais de 20 anos, outro parente de Rosil assumiu a prefeitura da cidade de Macaparana, que continua sob influência da família, pois Maviael Cavalcanti (DEM) é o atual prefeito da cidade. Mas a paixão de Rosil era outra.

Em João Pessoa, no ano de 1947, Rosil deu seus primeiros passos no rádio, participando em programas noturnos na Rádio Tabajara. Nesta ocasião, formou a dupla caipira ‘Café com Leite’ com um rapaz conhecido como Jack, que mais tarde seria o famoso Jackson do Pandeiro. O nome fazia alusão à aparência dos dois. Jackson, cafuzo de pele escura, era o café. Rosil, branco, era o leite. Tocando emboladas, a dupla alcançou um grande sucesso, garantido também pelas tiradas cômicas que faziam os ouvintes darem gargalhadas no auditório.

Quando a dupla se desfez, Jackson levou debaixo do braço várias músicas de Rosil. Uma delas seria o grande destaque do carnaval de 1953. Era o coco 'Sebastiana', que foi originalmente lançado em um disco pelo selo Copacabana e posteriormente regravado por Gal Costa. Por sua vez, Rosil ganhou destaque dez anos depois com o programa ‘Forró de Zé Lagoa’, que teve grande repercussão em Campina Grande.

Apresentado diariamente na Rádio Borborema, que transmitia em ondas médias e tropicais, a atração era uma mescla de notícias com brincadeiras, onde Rosil encenava o papel do capitão Zé Lagoa e contracenava com os soldados Jaca Mole e Jaca Dura. Entre uma piada e outra, muitos repentistas e cantores passaram por lá, como Genival Lacerda, Zé Calixto, Marinês e Abdias.

Mas, mesmo antes de Sebastiana, Rosil já havia composto uma música gravada comercialmente. Apresentada à cantora Dilú Melo, a canção se chama ‘Meu Cariri’ e foi interpretada por Ademilde Fonseca e Marinês, na sua versão mais famosa. Porém, Rosil não guardava boas recordações de sua estréia nas vitrolas. Apesar de ter composto música e letra, os créditos do disco apontavam Dilú como parceira de Rosil. Mas não faltariam oportunidades futuras para o devido reconhecimento.

Ao todo, Rosil teve mais de vinte músicas gravadas por Jackson do Pandeiro, como 'Cabo Tenório', 'Lei da Compensação', 'Quadro Negro', 'Forró na Gafieira' e 'Na Base da Chinela'. Feita em parceria com o rei do ritmo, esta última foi regravada posteriormente por Elba Ramalho. Na voz de Marinês destacam-se Saudade de Campina Grande e Aquarela Nordestina, que foi também interpretada por Luiz Gonzaga/ Rosil teve ainda canções gravadas pelo Trio Nordestino, Zé Calixto, Genival Lacerda, Anastácia, Ary Lobo, entre muitos outros. Ao contrário de Dilú, todos deram sua contribuição para inscrever o nome de Rosil Cavalcanti na história da música popular nordestina.
Publicado por Evandro Ferreira 1 comentários Digg! Link Permanente Envie este artigo para um amigo

1 Comments:

Anonymous CIDINHO said...

GRAÇAS A DEUS EU TIVE A SORTE DE ENCONTRAR ESTA OBRA PRÍMA!AIDA VIRGEM.POIS FUI MENINO ASSISTINDO TANTO NO RADIO COMO PESSOALMENTE NA MINHA SAUDOSA RADIO BORBOREMA AS OITO DA NOITE QUANDO O CAPITÃO ZÉ LAGOA METIA A BOCA NO MICROFONE O MUNDO TODO ESCUTAVA ATRAVÉS DAS ONDAS MEDIAS CURTAS E TROPICAIS O MAXIMO DO MOMENTO!ENTRAVA NO AR O FORRÓ DE ZÉ LAGOA.AGRADEÇO A ESTE MENINO ACRIANO QUE É UM DOS NOSSOS BEM BRASILEIRO PELO VISTO ESSA SUA PREOCUPAÇÃO EM CATALOGAR COISAS SÉRIAS COMO ESSAS DO MEU POVO NORDESTINO,ESPERO ENCONTRAR MAIS OBRAS DESTE PORTE PARA REVIVER A BOA MUSICA BRASILEIRA.PARABENS.

CONTATOS:POETA_CIDINHO@HOTMAIL.COM
TEL:11-26921051-76229142.
VEJAM NO YOUTUBE:CIDINHOMARIADAPENHA
E MULHERES ALTO ASTRAL NO BLOG DE DILMA.

19:32  

Postar um comentário

Link permanente:

Criar um link

<< Home