Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

07 março 2010

DO EMBATE RUI BARBOSA X GUMERSINDO BESSA NASCEU UMA NOVA EXPRESSÃO.

à beça - Argumentar à Bessa. À maneira do doutor Bessa, advogado sergipano, Gumercindo Bessa.

Texto enviado por José Catarino Rodrigues (MG) em 14-02-2010 para o Dicionário Informal, com acesso gratuito para internet e onde as palavras são definidas pelos usuários. Uma iniciativa de documentar on-line a evolução do português:

Este à Beça com Ç, é um trocadilho da Língua Portuguesa no Brasil, que grafou e oficializou xuxu é tem origem popular com CH, pensando ser o nome de origem erudita. No caso do Beça, pensaram que o nome era de formaçào popular. Também essa explicação que se trata do nome de um carioca perdulário,também é cascata. O nome tem origme nobre e uma histórica fantástica.

(Gumersindo) Bessa e Rui (Barbosa) envolveram-se num debate porreta sobre a região amazônica do Acre, logo após a compra do território pelo Brasil, firmada no Tratado de Petrópolis de 1903. Explico o furdunço.

Rui barboseava ( segura a marimba! ) a favor da incorporação do Acre ao Estado do Amazonas, enquanto Gumercindo Bessa defendia a elevação do Acre a território federal, desvinculado administrativamente do Amazonas. Foi um pega pra capar dos bons, entre dois monstros do direito brasileiro. Os argumentos de Bessa, às dezenas, foram expostos durante horas e horas de falatório, com uma eloquência surpreendente. O sergipano levou a melhor, numa das poucas derrotas de Rui numa querela jurídica.

Durante o duelo Rui X Bessa, em uma conversa com um correligionário que lhe fazia os pedidos mais absurdos com os argumentos mais convincentes, o presidente Rodrigues Alves saiu-se com uma tirada das boas:

- O senhor tem mesmo argumentos à Bessa.

A expressão se popularizou e passou a significar, segundo o Houaiss, "em grande quantidade", com os ss substituídos pelo ç e o b minúsculo. É impossível saber quem foi o primeiro sujeito a ter a sacada de mandar um à Bessa no meio de uma sentença; a popularização do termo, porém, é mesmo atribuída a Rodrigues Alves.

4 Comments:

Blogger Lucas Kepha said...

Afinal... O correto é GumerCindo ou GumerSindo?

09/03/2010, 20:28  
Blogger Evandro Ferreira said...

A grafia do início do século passado aceitava apenas Gumersino. Mas hoje parece que Gumercino é mais natural.

Acho que Gumercino é o mais correto hoje, mas o nome da pessoa era Gumersino.

09/03/2010, 20:52  
Anonymous Anônimo said...

O correto é Gumersindo (com s) pois não se pode alterar um nome próprio. Gumersindo de Araújo Bessa (com dois ss) nasceu na cidade de Estância, Estado de Sergipe, em 2 de janeiro de 1859 e faleceu no dia 24 de agosto de 1913.

16/03/2010, 04:55  
Anonymous Walmir Lima said...

O seu post é muito bom, ele resgata de alguma forma uma figura ilsutre da nossa História q foi Gumersindo Bessa.

Só gostaria de lembrar q esse mesmo dicionário Houaiss q explica a origem da expressão "à bessa" (à beça depois), comete um gravíssimo êrro dizendo q Gumersindo Bessa era um jurista alagoano qdo na verdade ele era sergipano!!!

Um abraço.

16/03/2010, 11:08  

Postar um comentário

<< Home