Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

12 março 2010

TERREMOTO DO CHILE DESLOCOU RIO BRANCO NA DIREÇÃO SUDESTE

Evandro Ferreira
Blog Ambiente Acreano

Recebi mensagem do Prof. Alceu Ranzi informando que o terremoto ocorrido no Chile algumas semanas atrás causou o deslocamento, na direção sudeste, da cidade de Rio Branco, e noroeste, da cidade de Porto Velho.


Sua informação foi baseada nos mapas de deslocamento mostrados no estudo de Mike Bevis, professor de ciências da Terra na Universidade do Estado de Ohio, que lidera um projeto que desde 1993 tem medido os movimentos na crosta e a deformação nos Andes.


O professor Ranzi, geógrafo com mestrado e doutorado em paleotologia, alertou que o equipamento que registra a posição de Rio Branco está instalado no INCRA. Ele faz parte da Rede Brasileira de Monitoramento Contínuo, que utiliza tecnologia GPS (Global Positioning) nas atividades de navegação e posicionamento.


Segundo ele, eventos como este recente terremoto no Chile, e o terremoto ocorrido nas cercanias de Tarauacá no início de 2009, reforçam a necessidade de instalação de sismógrafos no Acre.


Os pesquisadores avaliam que o violento terremoto no Chile deslocou diversas cidades no continente, como Buenos Aires, Valparaíso e Mendoza. Concepción teria se movido 3 metros para o oeste.


Clique aqui (em inglês) para ler o relatório preliminar sobre os efeitos do terremoto chileno no deslocamento de várias cidades sul-americanas.

2 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Depois do que vem sendo publicado nos últimos dias sobre o sucesso da florestania, fico pensando se terá sido o terremooto que arrastou o Acre mais pro SUDESTE.

12/03/2010, 15:13  
Blogger Evandro Ferreira said...

Caro anônimo, esperava esse jogo de palavras. No Acre tudo toma o viés da política.

Originalmente o nome do post era "TERREMOTO DO CHILE DESLOCOU RIO BRANCO PARA O SUDESTE", mas mudei e inclui 'direção' pois parecia que nossa cidade tinha se deslocado para a região sudeste.

Até imaginava alguns leitores afirmando..."só assim a gente fica mais perto da parte desenvolvida do Brasil!"

12/03/2010, 16:07  

Postar um comentário

<< Home