Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

21 maio 2010

LIVRO FLORA DE PALMEIRAS DO BRASIL

...o livro FLORA BRASILEIRA: ARECACEAE (PALMEIRAS)...descreve todas as espécies de palmeiras nativas do Brasil...todo impresso em papel couchê liso...com 384 páginas ricamente ilustradas com mais de 1.000 fotografias coloridas, e está sendo lançado com uma tiragem inicial de 10.000 exemplares

Evandro Ferreira
Blog Ambiente Acreano

Leitores do Blog Ambiente Acreano, nos sentimos honrados e temos o prazer de informá-los que foi lançado no início deste mês de maio o livro FLORA BRASILEIRA: ARECACEAE (PALMEIRAS), que desecreve todas as espécies de palmeiras nativas no território brasileiro.

Trata-se de um livro luxuoso, todo impresso em papel couchê liso 115 g, tamanho 31 x 21 cm, com 384 páginas ricamente ilustradas com mais de 1.000 fotografias coloridas, e que está sendo lançado com uma tiragem inicial de 10.000 exemplares.

Os autores do livro são: Harri Lorenzi, este modesto pesquisador que vos escreve, o Dr. Larry Noblick (Montgomery Botanical Garden-USA) e o Dr. Francis Kahn (IRD-França).

O livro é resultado de muitos anos de pesquisas e para a sua publicação tive o prazer de viajar pelos rincões mais distantes da Amazônia brasileira em busca das espécies mais raras.

O livro é também o primeiro volume de uma série que abordará as famílias botânicas brasileiras mais importantes, um trabalho que está sendo coordenado por Harri Lorenzi.

Quem lê o livro não imagina as dificuldades que enfrentamos para registrar em fotografia as espécies apresentadas no mesmo.

Muitas vezes algumas espécies só podiam ser encontradas em lugares distantes, quase impossíveis de chegar. E em alguns casos ao encontrar a palmeira ela estava sem frutos - condição indispensável para fazer o registro da mesma. As despesas com as viagens foram altas...e mesmo com um planejamento bem feito, a natureza sempre que podia pregava uma ou outra peça na gente...

Quando não era possível alcançar as espécies a partir do território brasileiro, visitamos países vizinhos. Nossa busca pela espécies Itaya amicorum e Pholidostachys synathera nos levaram a realizar uma inesquecível viagem pela Amazônia peruana, ao longo da fronteira com o Brasil.

Outra viagem inesquecível foi à região de Barcelos, no médio rio Negro, Estado do Amazonas, em busca da rara 'piassabarana' Barcella odora. Além de ser o paraíso da 'piaçava' Leopoldinia piassaba, Barcelos é a referência para quem quer encontrar B. odora, e onde esta palmeira pode ser encontrada com relativa facilidade - se o guia for honesto o bastante. No nosso caso, para chegar à palmeira, viajamos de 9 h até as 17 h - em voadeira com motor a gasolina - para encontrar uma pontinha de terra firme com uma diminuta população da espécie. Ficamos no local menos de 10 minutos para fazer a foto e retornamos. Ironia do destino: alguns anos depois, Harri Lorenzi encontrou uma população imensa da espécie à margem da rodovia Manaus-Boa Vista.

Aos acreanos posso garantir: o paraiso das palmeiras no Brasil fica na região da Serra do Môa. Imaginem que em um único dia encontramos ao longo de um varadouro próximo à serra 10 gêneros e mais de 15 espécies de palmeiras.

Temos muitas histórias para contar sobre estas viagens...mas enquanto isso, conclamo os fanáticos por livros, botânica e palmeiras a adquirir o livro.

Os interessados podem solicitá-lo diretamente na Editora Plantarum, que está fazendo uma promoção de lançamento: os pedidos recebidos até o dia 30 de maio de 2010 não pagarão as despesas de envio, saindo cada exemplar por apenas R$ 110,00.

As características técnicas do livro são as seguintes:

- Tamanho 31 x 21 cm;
- Encadernação em capa dura e impressa em 4 cores;
- Mais de 1000 fotografias coloridas;
- Cerca de 300 espécies abordadas (1 a 3 páginas para cada espécie);
- Número total de páginas: 384;
- Totalmente impresso em papel couchê liso 115 g;
- Peso aproximado de cada exemplar: 2 kg.

Estamos fazendo esforços para ver se é possível fazer o lançamento do livro em Rio Branco no próximo mês de junho.

1 Comments:

Blogger Terra said...

Evandro:
Em primeiro lugar parabéns...e depois
esse livro merece um lançamento no Acre quando ppoderás contar as histórias que levaram ao livro, o tal de makingoff
Um abraço, Alceu

23/05/2010, 18:08  

Postar um comentário

<< Home