Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

22 outubro 2010

MANIFESTO PÚBLICO REFERENTE FUSO HORÁRIO

Reinaldo Bento*

FUSO HORÁRIO segundo o dicionário AURÉLIO é: “CADA UMA DAS 24 PARTES DA SUPERFÍCIE TERRESTRE LIMITADA POR MERIDIANOS EQUIDISTANTES ENTRE SI DE 15 GRAUS, DENTRO DA QUAL A HORA, POR CONVENÇÃO, É A MESMA”.

FUSO HORÁRIO, portanto, não é uma hora qualquer que se queira colocar por conveniência deste ou daquele setor.

O mapa de meridianos da face da terra foi definido há muito tempo tendo como o centro da terra o meridiano de Greenwich, que fica em Londres e que é considerado o marco inicial da definição de distâncias e horários pelos países do mundo.

A partir desse marco inicial, o meridiano de Greenwich, o globo terrestre foi dividido em 24 áreas de fusos horários, permitindo que cada localidade tenha a sua hora certa em relação ao sol, isto é: NA METADE DO DIA, MEIO DIA, SÃO DOZE HORAS EM CADA LOCALIDADE.

É por isso que em todas as cidades brasileiras, e porque não dizer EM TODAS AS CIDADES NO MUNTO INTEIRO, com pouquíssima exceção, O DIA AMANHECE ÀS CINCO HORAS, O SOL SAI AS SEIS, MEIO DIA SÃO DOZE HORAS E SE PÕE ÀS DEZOITO.

O sol é o nosso astro rei criado por Deus, para fazer separação entre dia e noite, governar as estações do ano e presidir a contagem dos anos. Em uma palavra É O REGENTE UNIVERSAL DO TEMPO.

O relógio nos foi dado por Deus para nos dar noção de tempo EM RELAÇÃO AO SOL. Dividindo o dia e a noite em 24 horas ficou estabelecido que na metade do dia MEIO DIA são doze horas; e na metade da noite MEIA NOITE completa vinte e quatro e inicia zero hora. Horas e minutos no relógio vai definir a posição do sol em cada momento do dia.

FUSO HORÁRIO se refere à hora local em cada região EM RELAÇÃO AO SOL. Se meio dia o sol está a pino, o resto dá tudo certo: 6 horas da manhã ele sai e às 6 da tarde ele se põe. SÃO AS DOZE HORAS DO DIA.

Com o adiantamento de uma hora no relógio aqui no Acre, não muda o nosso fuso horário, apenas o relógio fica marcando a hora errada em relação o fuso horário verdadeiro que MEIO DIA DEVE SER DOZE HORAS.

Felizmente foi entregue à população escolher se quer que volte a hora certa conforme nos foi dada por Deus, COM O SOL SAINDO ÀS SEIS HORAS COMO É NO MUNDO INTEIRO, ou se preferem o horário atual com O SOL SAINDO AS SETE HORAS, que visa apenas aos interesses dos que pensam que dessa forma lhes trás MAIS LUCROS E VANTAGENS FINANCEIRAS.

*Cidadão acreano, residente no Conj. Castelo Branco Quadra 05, Casa 06.