Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

16 outubro 2012

DOUTORADO INTERINSTITUCIONAL INPA-UFAC APROVADO PELA CAPES

 Evandro Ferreira
Blog Ambiente Acreano
*Corrigido em 17/10/2012
Foi divulgado no site da CAPES no dia 05/10 a aprovação da proposta conjunta do INPA e da UFAC de implantar um curso de Doutorado Interinstitucional na área de Ciências de Florestas Tropicais no Acre.

O curso tem previsão de oferecer 15 vagas, com inscrições para a seleção dos candidatos devendo ocorrer em janeiro de 2013 e o início do semestre letivo em março.

É importante ressaltar que a UFAC estará oferecendo, em conjunto com o INPA o melhor programa de Doutorado na área de engenharia florestal de todo o Brasil. O curso do INPA tem nota 5 na CAPES, e apenas os programas da USP, em Piracicaba, de Viçosa e Lavras, em Minas Gerais, e da Universidade Federal de Santa Maria, no Rio Grande do Sul possuem notas similares.

A realização do referido curso na UFAC é importante não apenas para formar pessoal local em uma área estratégica para o Estado, mas também para ajudar o quadro docente da UFAC a melhorar ainda mais seu desempenho científico. Isso é fundamental para que nos próximos anos a mesma possa contar com um quadro de professores de alto nível, com produção científica elevada, que viabilize a formalização de propostas institucionais de mestrado e doutorado na área florestal.

Apoio do Senador Jorge Viana

Em meados de 2011, quando a idéia da realização do curso de pós-graduação na área florestal foi consolidada entre o pessoal do INPA no Acre, INPA em Manaus e da UFAC, via professores que atuam no Parque Zoobotânico, ficou decidido que o grupo que estava à frente da proposta iria viabilizar apoio financeiro para conseguir ter a infra-estrutura necessária para a realização do programa.

Além da apresentação de projetos específicos para Editais do CNPq, CAPES e outras agências de fomentos, o grupo decidiu buscar apoio do Senador Jorge Viana, um Engenheiro Florestal, que, durante os anos em que administrou o Estado, foi o responsável pela criação e implantação do curso de graduação em Engenharia Florestal na UFAC.

O Senador ficou lisonjeado e não deixou escapar sua emoção de ter sido escolhido para apoiar a proposta. Desde então, o grupo responsável pela implantação do programa de pós-graduação tem trabalhado com a equipe do Senador para que o sonho da infra-estrutura para o funcionamento do programa se torne uma realidade.

Programa ajudará corpo acadêmico da UFAC

A recente negativa da CAPES em aprovar programas de mestrado e doutorado institucionais da UFAC tem como principal causa a falta de produção científica mínima exigida pela CAPES. A realização do Dinter UFAC-INPA ajudará a UFAC a superar essa deficiência.

Experiências similares da UFAC com a a Fundação Osvaldo Cruz resultaram na institucionalização, em 2008, do programa de mestrado em Saúde Coletiva. A colaboração do INPA com a UFAC poderá render frutos similares caso a parceria se estenda para a planejada criação do programa de mestrado em Ciências Florestais. 

O INPA e a UFAC mantém acordo de cooperação técnica e científica há mais de 30 anos, sendo um dos primeiros frutos da parceira a criação do Parque Zoobotânico, hoje um importante centro de pesquisas da UFAC.

Clique aqui para acessar o site da CAPES e ver os programas de Mestrado e Doutorado Interinstitucionais aprovados em outubro de 2012.

2 Comments:

Blogger Jane said...

Olá Evandro!
Fiquei muito feliz com a notícia do doutorado. Acho que é uma grande conquista. Espero que em breve o mestrado seja aprovado também.
Só gostaria de ressaltar que os cursos de pós-graduação em Engenharia Florestal das Universidades Federais de Lavras e de Viçosa também tem conceito 5 na CAPES.

Um grande abraço!

16/10/2012, 20:04  
Anonymous Mestrado Educação said...

obrigado por esta publicação!!

03/11/2014, 06:50  

Postar um comentário

<< Home