Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

07 novembro 2012

INPA INAUGURA NÚCLEO DE PESQUISA NO ACRE

O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia-INPA, órgão federal ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação-MCTI, inaugura nesta quarta (07) às 10 horas, o prédio do seu Núcleo de Pesquisa no Acre. Além de autoridades locais, estarão presentes o Diretor do INPA, Dr. Adalberto Luis Val, o Coordenador de Ações Estratégicas, Dr. Estevão Monteiro de Paula, o Coordenador de Extensão, Dr. Carlos Roberto Bueno, e a Coordenadora de Capacitação, Dra. Beatriz Ronchi Telles.

O novo centro de pesquisas está localizado na área do Parque Zoobotânico da Universidade Federal do Acre-UFAC e conta com mais de 150 m² de área construída, com salas para pesquisadores, técnicos, estagiários e um laboratório multifuncional. Para coordenar as atividades do INPA no Acre foi nomeado o pesquisador Evandro Ferreira, acreano, formado em agronomia pela UFAC e com doutorado em botânica pela Universidade da Cidade de Nova Iorque e Jardim Botânico de Nova Iorque.

O INPA, cuja sede fica localizada na cidade de Manaus-AM, foi fundado há 60 anos e é a mais importante instituição de pesquisa básica nas áreas de ciências biológicas e agrárias da Amazônia brasileira. Seu quadro de servidores ativos é formado por cerca de 700 funcionários, dos quais aproximadamente 200 são pesquisadores. Existem ainda cerca de 950 bolsistas de nível médio, de graduação e pós-graduação atuando em apoio às centenas de projetos de pesquisas desenvolvidos na instituição.

 Durante a inauguração do Núcleo do INPA no Acre será anunciada oficialmente a realização do curso de Doutorado Interinstitucional em Ciências Florestais, fruto de iniciativa conjunta do INPA e da UFAC. O curso, que se iniciará no primeiro semestre de 2013, prevê a formação de pelo menos 15 doutores para atuar nas áreas de manejo florestal, recuperação de áreas degradadas, silvicultura e sementes florestais no Acre. O INPA possui um programa de pós-graduação diversificado que conta com 7 cursos de doutorado e 8 de mestrado que capacitaram mais de 1,5 mil profissionais.

Além do Acre, o INPA conta com unidades descentralizadas de pesquisas em Roraima, Rondônia e no oeste do Pará (Santarém). Esta descentralização das atividades do INPA faz parte da política do MCTI de expandir e difundir o desenvolvimento científico e tecnológico por toda a Amazônia.